Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Demanda por formação de nível superior será de 56 mil trabalhadores até 2025

Dados são do “Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025″ desenvolvido pelo Observatório Nacional da Indústria

No UniSenai Paraná acadêmicos aprendem na prática, envolvendo demandas reais da indústria
No UniSenai Paraná acadêmicos aprendem na prática, envolvendo demandas reais da indústria (Foto: Gelson Bampi/Divulgação)

Sistema Fiep - A Fiep é a entidade de representação da indústria paranaense e o braço político-institucional de todos os segmentos industriais

09/08/2023 às 15:02

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Até 2025 a demanda por formação de nível superior no Paraná será de 56 mil trabalhadores. Os números fazem parte do levantamento “Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025”, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria. Um trabalho de inteligência de dados e prospectiva para identificar necessidades futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país.

Segundo o estudo, entre as 10 primeiras áreas com maior demanda por formação, tanto inicial quanto continuada, estão: Logística e Transporte; Construção; Têxtil e Vestuário; Tecnologia da Informação (TI); Automotiva; Eletroeletrônica, entre outros.

Entre os Analistas de Tecnologia da Informação (TI), por exemplo, procura por profissionais bem capacitados é superior a 15 mil trabalhadores no estado, sendo 86% voltada para aperfeiçoamento profissional, que também pode ser entendido como a necessidade de um curso de especialização a nível de pós-graduação.

Outras projeções, também do Observatório Nacional da Indústria (CNI), revelam que, até 2025, as áreas de logística, construção civil, vestuário e energia devem abrir 540 mil novas vagas no país.

Entre as tecnologias 4.0 que estarão presentes nos armazéns e meios de transporte, estabelecendo as bases para uma Logística 4.0, por exemplo, estão a internet das coisas (IoT), blockchain, big data, chatbots, robôs colaborativos, drones e óculos para escaneamento e controle de mercadorias. Além disso, os conceitos de logística verde, logística elástica e logística compartilhada também passam a ser cada vez mais colocados em prática.

Já a área da Energia vem ganhando importância devido aos processos globais de transição energética e verde. O Brasil já tem uma matriz energética renovável e os investimentos para diversificar as fontes, ampliando o uso do sol e dos ventos, não param. Tanto a produção quanto operação e manutenção dos sistemas exigem mão de obra altamente especializada.

Graduação e pós-graduação são a porta de entrada para o mercado de trabalho  

Para aproveitar as oportunidades, é preciso estar preparado. O Centro Universitário UniSenai Paraná está com inscrições abertas, até o dia 18 de agosto, para a prova on-line do Vestibular de Inverno 2023 além de inscrições abertas para 21 diferentes cursos de Pós-graduação.

A instituição, que é referência em formação para Engenharias, oferece turmas nas áreas Automotiva, Produção, Software, Elétrica, Mecânica e Mecatrônica. O UniSenai Paraná também contempla os cursos superiores de Tecnologia em Automação Industrial, Design de Moda e Logística, além dos já tradicionais bacharelados em Administração, Ciências Contábeis e Direito.

Entre as pós-graduação destacam-se os cursos de Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos, MBA em Indústria 4.0, Inteligência Artificial e Machine Learning, Robótica Industrial e Sustentabilidade ESG.

A taxa de inscrição para o Vestibular de Inverno 2023 do UniSenai PR é gratuita e o candidato pode verificar a relação completa de cursos disponíveis na página unisenaipr.com.br.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.