Ingressar no mercado internacional exige preparação: CIN oferece uma série de serviços para apoiar as empresas
Ingressar no mercado internacional exige preparação: CIN oferece uma série de serviços para apoiar as empresas| Foto: Divulgação / Shutterstock
  • Por Sistema Fiep
  • 16/12/2020 09:37

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de mudanças de hábitos na sociedade que interferem também nos negócios das empresas. Muitos deles vieram para ficar. Um estudo do Observatório Sistema Fiep que identificou cinco tendências para o mundo pós-Covid19 aponta, como uma das principais, a consolidação do e-commerce como parte da experiência dos consumidores em suas compras. Uma tendência que pode também ser explorada como plataforma de exportação por indústrias que queiram expandir mercados, vendendo seus produtos para outros países.

Este mês, o Centro Internacional de Negócios (CIN), do Sistema Fiep, promoveu um webinar sobre e-commerce internacional. Nele, Jorge Biff Netto, consultor sênior para internacionalização da IEC Partners (US), WORK4 (BR) e Sebrae-PR, ressaltou que exportar utilizando as ferramentas de vendas online é totalmente viável para empresas de todos os portes, inclusive para microempreendedores individuais. “Entrar neste negócio exige preparação e estudo, mas não é nenhum bicho de sete cabeças e o primeiro passo tem que ser dado”, afirmou.

Apoio para a internacionalização

Para apoiar o empresário nesse caminho, o CIN presta uma série de serviços que auxiliam no planejamento estratégico para quem exportar. São consultorias e capacitações que contribuem com a avaliação criteriosa do mercado externo, a identificação de potenciais clientes, o conhecimento da legislação e dos acordos comerciais, a formação de preços, a adequação da embalagem do produto e a logística necessária.

Um dos principais serviços prestados pelo CIN é a emissão do certificado de origem. Trata-se de um documento que atesta a origem da mercadoria. É exigido pelo importador para que ele tenha a isenção parcial ou total de impostos de importação. O CIN também emite o Ata Carnet, um passaporte aduaneiro que permite a exportação temporário de alguns bens. Isso acontece, por exemplo, quando uma empresa brasileira vai expor produtos numa feira internacional. A emissão do documento desburocratiza e agiliza o processo.

Cooperação internacional

O CIN também possui uma área de Cooperação Internacional, que oferece oportunidades para empresas que queiram buscar parcerias tecnológicas internacionais. Um dos serviços requisitados é a busca de peritos internacionais. Já há trabalhos nesta linha envolvendo Paraguai, África do Sul e Japão.

Além disso, o Centro Internacional de Negócios do Sistema Fiep integra a Rede CIN, que tem abrangência nacional e é coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para saber mais sobre todos os serviços ofertados, bem como acessar a agenda de cursos e eventos, acesse: fiepr.org.br/cinpr.