As inscrições gratuitas para a prova presencial vão até 22 de julho, já para a on-line, até 26 de agosto
As inscrições gratuitas para a prova presencial vão até 22 de julho, já para a on-line, até 26 de agosto| Foto: Divulgação
  • Por Sistema Fiep
  • 08/06/2022 11:47

Até 2025, o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais, segundo dados do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras e orientar a formação profissional de base industrial no país.

Em formação superior, para os próximos três anos, o mercado industrial, que atualmente é composto por mais de 50 mil estabelecimentos instalados no estado, vai demandar cerca de 56 mil profissionais e, segundo os organizadores da pesquisa, essa busca deve seguir como uma tendência.

A justificativa para esse cenário é encontrada nas mudanças organizacionais e tecnológicas, que fazem com que as empresas busquem profissionais de maior nível de formação, que saibam executar tarefas e resolver problemas mais complexos.

Caminhando ao encontro dessa necessidade e da busca constante por pessoas com as soft skills e as hard skills bem trabalhadas e interessados em iniciar e seguir carreira dentro da indústria, que responde atualmente por 26% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná, a soma de todas as riquezas produzidas no estado, as Faculdades da Indústria do Sistema Fiep estão com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2022 nas modalidades de prova tradicional (presencial) e prova on-line.

Ao todo, estão sendo ofertadas 1.101 vagas para 24 cursos, sendo 12 Engenharias, uma licenciatura e sete cursos Superiores de Tecnologia, além dos já tradicionais bacharelados em Administração, Automação Industrial, Ciências Contábeis, Design de Interiores, Design de Moda e Direito, organizados entre as unidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Londrina.

O resultado obtido pelo candidato nas três últimas edições do ENEM (2019, 2020 a 2021), poderá ser aproveitado para ingresso nos cursos de graduação em edital e processo seletivo exclusivo.

Além disso, a prova tradicional (presencial) prevê uma bolsa integral para o primeiro colocado na classificação geral nas provas por Faculdade.

Para a unidade das Faculdades da Indústria em Londrina, a prova presencial também poderá ser feita nas unidades do Senai em Arapongas, Apucarana e Santo Antônio da Platina.

Confira a seguir o calendário para inscrição no Vestibular de Inverno 2022 das Faculdades da Indústria:

Prova tradicional - vestibular presencial - valendo bolsa integral:

Inscrições até às 12 horas de 22/07/2022
Prova: 23/07/2022, das 10 às 12h30
Prova eletrônica - vestibular on-line:
Inscrições até 26/08/2022

Prova: a prova eletrônica (vestibular on-line) poderá ser realizada logo após a inscrição do usuário, ou até o dia 26/08/2022, com a senha fornecida no e-mail de inscrição.

O início das aulas está previsto para o dia 1º de agosto de 2022.

O sistema de ensino das Faculdades da Indústria é focado na formação de profissionais para o mercado da Indústria 4.0, com fábricas cada vez mais tecnológicas e que estão mudando, muito rapidamente, a forma de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. A instituição procura entregar, não apenas nos 12 cursos de Engenharia, mas em todos os bacharelados e superiores de tecnologia, profissionais de excelência com habilidades técnicas e comportamentais bem desenvolvidas e capazes de gerar soluções inovadoras para o setor industrial.

A taxa de inscrição é gratuita e o candidato pode verificar a relação completa de cursos disponíveis para as unidades de Curitiba, Londrina e São José dos Pinhais, assim como o Edital do Vestibular de Inverno 2022 diretamente no site: faculdadesdaindustria.org.br/graduacao.