Diversidade da indústria paranaense faz com que consumidor encontre nas lojas os mais variados produtos fabricados no estado
Diversidade da indústria paranaense faz com que consumidor encontre nas lojas os mais variados produtos fabricados no estado| Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep
  • Por Sistema Fiep
  • 18/11/2020 11:20

O consumo de itens produzidos localmente é uma das principais formas de se movimentar uma economia, gerando cada vez mais empregos, renda e desenvolvimento naquela região. Esse é um fato que ganha ainda mais importância no cenário atual, em que o Estado e o país ainda lutam para superar os efeitos da inesperada crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Para estimular uma retomada mais intensa da economia paranaense, foi lançado o programa Feito no Paraná, que tem o objetivo de dar visibilidade à produção estadual.

A campanha mostra que o Paraná produz de tudo. De alimentos e bebidas a softwares. De roupas a máquinas e equipamentos de ponta. De medicamentos a metais sanitários. E ainda móveis, fogões, portas, janelas, lavadoras de alta pressão, auto peças e carros. Isso para citar apenas alguns itens. Praticamente tudo o que se pensa em produtos que utilizamos ou consumimos em nosso dia a dia, alguma indústria do Paraná fabrica.

Criado pelo governo do Estado, o programa tem apoio de diversas instituições, incluindo a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Na opinião do presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro, a iniciativa é importante para que a população conheça o potencial do setor industrial paranaense. “O Paraná tem uma indústria forte e diversificada, que é referência em diversos segmentos pela qualidade de seus produtos”, diz. “Estimular a população a conhecer e consumir esses produtos é uma forma de fortalecer ainda mais essa indústria, garantindo a manutenção de empregos e aumentando o dinamismo da economia de nosso Estado”, afirma.

Para Carlos Valter, ampliar a consciência da população sobre o consumo da produção local ganha ainda mais relevância pela grande quantidade de mercadorias importadas presentes nas prateleiras de lojas e supermercados. “Por uma série de distorções no sistema tributário brasileiro, é cada vez mais caro produzir no Brasil, criando uma situação de injustiça com o consumidor e abrindo espaço para a entrada de importados. Mostrar a esse consumidor os efeitos positivos de se optar por um item fabricado no Paraná é um excelente caminho para valorizar nossa produção”, destaca.

Mobilização

Para que o consumidor possa identificar com mais facilidade os produtos feitos no Paraná, o programa prevê que o comércio afixe cartazes e adesivos da campanha nos estabelecimentos comerciais. Além disso, no site da campanha há a possibilidade de que indústrias paranaenses exponham suas marcas para que o consumidor conheça seus produtos.

Por meio de seus sindicatos industriais filiados, a Fiep vem estimulando as empresas para que se cadastrem e participem da campanha. Outra iniciativa em que a entidade tem forte envolvimento é a indicação de indústrias que servem de exemplos em vídeos produzidos pelo governo do Estado para apresentar as vocações produtivas regionais paranaenses.

Para saber mais sobre a campanha e conhecer histórias de outros industriais paranaenses, acesse feitonoparana.pr.gov.br.