Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Após redução da produção e esgotamento de estoques, indústria registrou retomada nos últimos meses
Após redução da produção e esgotamento de estoques, indústria registrou retomada nos últimos meses| Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep
  • Por Sistema Fiep
  • 28/10/2020 17:58

A sensação de que o pior da crise provocada pelo novo coronavírus no Brasil ficou para trás parece ter influenciado os industriais paranaenses em outubro. É que pelo quinto mês seguido a pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) registrou crescimento no otimismo dos entrevistados. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) chegou a 68,4 pontos em outubro, mesmo valor de fevereiro e muito próximo dos 68,9 pontos divulgados em dezembro de 2019 e janeiro deste ano.

Para o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, o resultado demonstra que os negócios da indústria paranaense vêm sendo retomados de maneira mais intensa. “As piores previsões que tínhamos no início da pandemia, de uma retração muito grande da indústria, felizmente não estão se confirmando”, afirma. “Houve uma redução da produção e o esgotamento de estoques em um primeiro momento, mas nos últimos meses temos uma forte retomada, que aumenta a confiança do industrial paranaense”, completa.

Composto pelo indicador de condições (66,2), que avalia a percepção do empresário com relação à situação da economia e de seus negócios nos últimos seis meses, e o de expectativas (69,5), que faz a mesma avaliação para os próximos seis, o ICEI é uma importante ferramenta para entender a disposição dos gestores de empresas com relação a investimentos, contratações e estratégias.

A última queda do indicador ocorreu em maio, no auge da crise sanitária no estado. O valor atual também está 3,6 pontos acima do verificado em setembro, mostrando que há de fato uma alta gradual desde a retomada das atividades na indústria a partir do meio do ano. Outra comparação que confirma o otimismo do empresário é que o resultado de outubro por aqui ficou acima do registrado na média nacional, em 61,8 pontos, e entre os estados do Sul, em 64,7 pontos.

Sondagem

Um dos fatores que podem justificar o aumento da confiança este mês foi detectado na Sondagem Industrial mensal, realizada pela CNI nos estados. A pesquisa revelou que 51% dos empresários consultados no Paraná confirmaram que houve evolução nas condições da economia e de suas empresas no período. E 57% declararam ainda que estão confiantes para uma melhora de cenário nos próximos meses. Com relação ao futuro, 62,3% esperam impactos positivos em seus negócios.

“Na medida em que o empresário tem acesso a dados de retomada nas vendas no comércio, nas atividades do setor de serviços e aumento da empregabilidade, isso se reflete em sua percepção de que há de fato um cenário mais favorável agora e nos próximos meses”, avalia o economista da Fiep, Evânio Felippe. “O ICEI mensal tem captado essa impressão de que as coisas tendem a retornar à normalidade, embora ainda não seja possível afirmar em que velocidade isso deva acontecer”, reforça.

Acesse e saiba como a Fiep atua pela indústria, em todo o Paraná:

sistemafiep.org.br/campanha/fiep/