Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Indústrias contam com mentoria e subsídios para superar crise e otimizar produtividade

Senai oferece soluções rápidas para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios, por meio do programa Brasil Mais
Senai oferece soluções rápidas para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios, por meio do programa Brasil Mais (Foto: Auremar - stock.adobe.com)

Sistema Fiep - A Fiep é a entidade de representação da indústria paranaense e o braço político-institucional de todos os segmentos industriais

15/05/2020 às 16:29

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Investir na capacitação produtiva e tecnológica das empresas é um passo importante para a retomada da economia e do desenvolvimento do estado. Para auxiliar o setor industrial paranaense, o Senai oferece um novo programa de mentoria que vai capacitar profissionais e aplicar consultorias especializadas, focadas em práticas e ferramentas que potencializam os resultados da produção, com base nas metodologias de manufatura enxuta, ou lean manufacturing. Além de rápidas para serem implantadas, as soluções têm um baixo custo e alto impacto para as empresas.

A iniciativa faz parte do programa Brasil Mais, desenvolvido pelo governo federal em conjunto com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e conta com a parceria do Senai e do Sebrae. O investimento é acessível às empresas, e a maior parte do programa é subsidiada.  “Todas as empresas possuem grandes oportunidades de implementar melhorias e o Senai acredita que a redução de custos e aumento de produtividade fazem parte do conjunto de respostas que as indústrias precisam neste momento”, avalia Felipe Couto, gerente de Inovação e Produtividade do Sistema Fiep.

Como funciona

O programa pode ser contratado por empresas de diversos segmentos que tenham de 11 a 499 funcionários. Durante dois meses, são realizadas mentorias e atividades de capacitação com até três colaboradores. Ao todo, são 64 horas de aprendizagem e implementação. Existem também módulos de treinamento em que são reunidas outras empresas, permitindo a troca de experiências entre os participantes.

A mentoria lean desenvolvida pelo Senai contempla:

  1. aprendizagem de conceitos básicos por ensino a distância;
  2. aprendizagem coletiva com teoria, prática, envolvendo até 3 colaboradores por empresa e potencializada por gameficação dos conteúdos;
  3. implementação, no chão-de-fábrica, das ferramentas de melhoria dos processos produtivos aprendidas sob orientação presencial de consultor especializado na empresa.

No último dia 7, o Senai no Paraná promoveu um webinar para explicar em detalhes o funcionamento do Brasil Mais. Confira:

Em todo o Brasil, a estimativa é que 46,8 mil indústrias sejam impactadas pelo programa - no Paraná, a meta é atender até 3 mil empresas. “Quanto mais produtiva for a indústria, melhor será sua condição de concorrer no mercado, principalmente após a pandemia”, completa o gerente.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site senaipr.org.br/brasilmais. O primeiro grupo de mentoria dará início às atividades no dia 1º de junho.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.