Mas, afinal, o que é um bom lugar para trabalhar?
| Foto: Gelson Bampi/ Divulgação
  • Por Sistema Fiep
  • 16/11/2022 21:00

Você já parou para pensar o que é um bom lugar para trabalhar? De acordo com o Instituto Great Place to Work, que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio da cultura organizacional, alto desempenho e inovação, é onde o colaborador se sente bem, com confiança tanto na empresa, como nas lideranças. É importante também que esteja à vontade com os colegas, que vá trabalhar com prazer (a síndrome de fim de domingo passa longe), porque os propósitos estão alinhados e existe o orgulho de pertencer.

O papel da liderança, claro, é fundamental. Ela deve promover a boa relação entre as pessoas e um ambiente de confiança, com rumos claros a seguir, além de propiciar um ambiente seguro e saudável para mente e corpo. Para isso, a transparência é fundamental. Hilgo Gonçalves, embaixador do GPTW no Brasil e sócio-diretor das regionais do Paraná e interior de São Paulo, conta que nos mais de 90 países onde realizam pesquisas sempre perguntam aos funcionários sobre as oportunidades de feedback entre líder e liderado. “Quanto maior o número de reuniões, maior é o engajamento, porque o índice de confiança aumenta”, garante. “Observamos que o segredo do sucesso é colocar sempre as pessoas no centro de tudo, de qualquer decisão, e escutá-las. Assim, todos se sentem ganhadores – o empregador, os colaboradores e a sociedade como um todo”, afirma.

Neste ano, pela primeira vez, o Sistema Fiep, que por meio de suas instituições Sesi, Senai, IEL e Fiep atua nas áreas de representatividade, educação, tecnologia e inovação e segurança e saúde, a fim de fortalecer a indústria e melhorar a vida das pessoas, se submeteu à ação. “O Plano de Gestão 2022-2023 do Sistema Fiep traz, entre outros pontos, as pessoas para o centro, propiciando o desenvolvimento de equipes de alta performance, nas quais se sintam valorizadas e queiram permanecer na organização”, afirma Fabiane Franciscone, superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretora regional do Senai. “Entendemos que o meio para atingir nossa missão, que é apoiar a indústria, são nossos colaboradores, que ofertam e executam todas as nossas soluções”, completa.

Para Manuel Emílio Rodrigues, gerente executivo de suporte e desenvolvimento organizacional do Sistema Fiep, a aplicação da ferramenta do GPTW, anônima e voluntária entre os colaboradores, foi um excelente ponto de partida para avaliar a satisfação de toda a equipe. Por meio de um questionário on-line, 62% dos colaboradores responderam questões sobre como se sentem em relação a suas lideranças diretas e à instituição. Os resultados forneceram informações para que os gestores possam trabalhar os pontos de melhoria e investir nos acertos.

“Recebemos nota 76 e a certificação de Melhor Lugar para Trabalhar, além de estarmos no ranking das 20 Melhores Empresas para Trabalhar do Paraná, na categoria “Grandes Empresas”, o que entendemos como um excelente resultado para uma primeira vez”, avalia Manuel.  Anualmente, o GPTW publica mais de 40 rankings no Brasil em âmbito nacional, regional, setorial e temático.

“Estar no Ranking GPTW das Melhores Empresas para Trabalhar é o reconhecimento dos esforços e avanços na construção de ambiente de trabalho melhor para as pessoas, para os negócios e para a sociedade”, celebra Fabiane. “Esta é uma grande conquista para o Sistema Fiep e seus colaboradores, que se dedicam diariamente ao cumprimento de fortalecer a indústria para melhorar a vida das pessoas”, finaliza.

Para saber mais sobre o Sistema Fiep, acesse www.sistemafiep.com.br.