Comitiva da entidade visitou importantes institutos de pesquisa europeus
Comitiva da entidade visitou importantes institutos de pesquisa europeus| Foto: Divulgação
  • Por Sistema Fiep
  • 15/06/2022 09:53

Buscar parcerias internacionais é uma das estratégias do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) para promover ações que melhorem a competitividade das empresas e contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Recentemente, a entidade firmou e prospectou colaborações para promover projetos em conjunto com organismos do exterior.

No início de junho, foi renovado um acordo de cooperação que o Sistema Fiep mantém desde 2009 com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar). Pela parceria, a entidade abriga em sua estrutura o CIFAL Curitiba – Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes. Com 22 unidades espalhadas pelo mundo, a Rede CIFAL desenvolve programas de capacitação e promove colaborações técnicas que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

A assinatura simbólica do novo acordo foi feita durante videoconferência que reuniu o presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro, e o diretor da Divisão de Pessoas e Inclusão Social do Unitar, Alex Mejía. “Para nós, é motivo de orgulho renovar essa parceria, que queremos valorizar e potencializar cada vez mais”, afirma o presidente.

Tecnologia e Inovação

Já em busca de parcerias que gerem resultados para a competitividade das indústrias, Carlos Valter e o gerente de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, Fabrício Luz Lopes, estiveram recentemente em uma missão técnica na Europa.

Na Alemanha, foram visitadas duas unidades do Instituto Fraunhofer, a mais renomada rede de pesquisa aplicada da Europa. Na Espanha, conheceram o 22@ Barcelona, um dos primeiros distritos de inovação do mundo. A imersão nesses ambientes serve de inspiração para o desenvolvimento de um estudo que pretende transformar o Campus da Indústria, em Curitiba, em um parque tecnológico de mobilidade. Já em Portugal, foi visitado o AtlanticHub, empresa que apoia empresários brasileiros na internacionalização de seus negócios para o mercado europeu.

“Essa viagem trouxe diversos benefícios, tendo em vista que firmamos parcerias e demonstramos nosso real interesse de investimento em projetos mais complexos”, ressalta Lopes. “Todas as visitas reforçaram a nossa seriedade e a vontade de ampliar o nosso conhecimento”, conclui.

Para saber mais sobre a missão e sobre a atuação do Sistema Fiep na área de tecnologia e inovação, acesse: senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/blog.