Senai Paraná vai ofertar 67 cursos gratuitos nas linhas de aperfeiçoamento, aprendizagem e qualificação profissional na área de TIC
Senai Paraná vai ofertar 67 cursos gratuitos nas linhas de aperfeiçoamento, aprendizagem e qualificação profissional na área de TIC| Foto: Tasty Content - stock.adobe.com
  • Por Sistema Fiep
  • 09/12/2021 10:53

Para atender a rápida necessidade do setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) em relação a profissionais habilitados para trabalhar na área, o Senai Paraná vai ofertar 67cursos gratuitos nas linhas de aperfeiçoamento, aprendizagem e qualificação profissional, para atuação no mercado de TIC.

“O Brasil forma, em média, 46 mil pessoas por ano com perfil tecnológico, segundo dados da Brasscom, e os números mostram a necessidade de formação de mão de obra qualificada a curto prazo. De 2019 para cá, já estamos com um déficit acumulado de 72 mil novos profissionais para o setor de TIC e, se nada for feito, até o final de 2024 a área terá acumulado uma lacuna de 144 mil postos vagos”, afirma Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, Gerente de Educação e Negócios dos Sistema Fiep.

Segundo dados do IBGE, o Brasil tem hoje mais de 14 milhões de pessoas desempregadas e a pandemia agravou esse cenário. Por outro lado, o home office, a necessidade de conexão por meio da internet e o aumento no volume de serviços digitais explodiu a busca por profissionais da área da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC).

“Como provedor de soluções industriais e atuando fortemente na formação e desenvolvimento de profissionais para atender às demandas do mercado, o Senai Paraná abriu a sua oferta de cursos gratuitos na área de TIC para que as pessoas interessadas possam ingressar no mundo do trabalho e se desenvolver profissionalmente”, completa Jacielle.

A partir de 2022, o Senai Maringá CTM ofertará cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. A unidade irá abrir inscrições para o curso autoinstrucional intercalado com aulas ao vivo, por meio da plataforma Microsoft Teams, na área de Programador FullStack. Para quem reside na cidade de Maringá e região, a instituição também está organizando as inscrições para o curso presencial de Programador e Operador de Manufatura Avançada e para os cursos semipresenciais de Aprendizagem Técnica em Internet das Coisas e Aprendizagem Técnica em Cybersistemas para Automação.

Já o Senai Londrina, cidade que é polo de Tecnologia de Informação e Comunicação no Estado, irá concentrar a oferta de 72 turmas para cursos gratuitos nas linhas de qualificação e aperfeiçoamento profissional para formação e capacitação de mão de obra para a área até 2022. Além de oferta nas modalidades presencial e semipresencial, a unidade ainda abrirá matrículas para cursos autoinstrucionais e presenciais conectados com aulas ao vivo, por meio da plataforma Microsoft Teams, para que qualquer pessoa no Estado possa participar e se capacitar profissionalmente.

A unidade já está com inscrições abertas para o curso gratuito em Auxiliar de Informática, com turmas no período da tarde e da noite. As aulas começam no dia 20 de dezembro e serão realizadas on-line, na modalidade presencial conectado, por meio da plataforma Microsoft Teams.

Programa de gratuidade

Os cursos de TI fazem parte do Programa de Gratuidade do Sistema Fiep, que tem ações voltadas à educação básica e profissional, inserção e recolocação profissional. Os eixos são: Educação 4.0, Vem que Vai, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programas Sociais.

Em Educação 4.0 o Sesi no Paraná oferta para alunos de escolas públicas ou de organizações da sociedade civil, por meio de parcerias, reforço escolar nos 4º e 5º anos, estimulando a cultura maker, expressão e comunicação e inteligência emocional, além de encontros semanais no contraturno para adolescentes de 14 a 16 anos. Estas reuniões, denominadas de Iniciação Profissional, objetivam desenvolver as competências socioemocionais, informática e demais competências requisitadas no mercado.

No eixo Vem que Vai a atuação é do Senai. São cursos de Aprendizagem – que atendem jovens de 14 a 24 anos que já trabalham em indústrias e fazem formação técnico-profissional para Jovem Aprendiz e estão preparados para o primeiro emprego ou reinserção profissional – e de Qualificação Profissional – iniciativa que, em dois grandes módulos, trabalha a formação cidadã desenvolvendo soft skills e a formação de acordo com a oferta de cursos profissionalizantes disponíveis nas unidades Senai no Paraná.

Já com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), colaboradores de indústrias paranaenses e seus dependentes podem concluir o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou o Ensino Médio em qualquer unidade do Sesi no Paraná. Há ainda os programas do eixo Programas Sociais, que visam assegurar direitos fundamentais, a diversidade e igualdade de acesso à educação e ao trabalho digno, fomentando competências essenciais para aprendizes de 15 a 21 anos.

Nesse eixo, está o Programa de Inclusão de Jovens Negras e Negros no Mundo do Trabalho, que está aberto para parcerias com empresas paranaenses. A finalidade é garantir empoderamento, profissionalização, inserção e ascensão laboral. Já o Programa ViraVida é destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social e promove ações para o crescimento econômico inclusivo e sustentável, combatendo a exploração e o trabalho infantil. O programa também está aberto para parcerias, com empresas das cidades de Curitiba e RMC, Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.

Para o Programa ViraVida, há processo seletivo. As inscrições devem ser feitas nos CRAS e CREAS mais próximos da residência até 07 de janeiro. O resultado sai em 03 de março de 2022 e as matrículas ocorrem de 17 a 25 de fevereiro. Os participantes do programa recebem vale-transporte e lanche nos dias dos encontros presenciais, camiseta, material didático, acesso à Plataforma Virtual de Aprendizagem, chip de internet, certificação e possibilidade de encaminhamento ao mercado de trabalho como Aprendiz. Além disso, passam pelo Protocolo de Biossegurança do Sistema Fiep.

“Iniciativas como o Programa ViraVida e Inclusão de Jovens Negros e Negras no Mundo do Trabalho reforçam o nosso papel social do Sesi e do Senai para o desenvolvimento da indústria paranaense, por meio da qualificação profissional, gerando oportunidades de crescimento e desenvolvimento para todos e todas em nosso estado”, afirma Maria Cristhina. “Além de reforçar o engajamento das instituições com o ODS 4, que é sobre educação inclusiva e equitativa de qualidade”, finaliza.

O Sesi Paraná também está com inscrições abertas, até o dia 16 de dezembro, para o curso gratuito “Você quer ser tudo o que sempre sonhou?”. Além de temas como liderança e habilidades para os profissionais do futuro, o curso ainda oferece palestra exclusiva com a especialista em investimentos Ana Laura Magalhães e o expert em vendas diretas, Caio Carneiro.

Com aulas online, por meio da plataforma Microsoft Teams, o curso trabalha temas como educação financeira, planejamento pessoal, liderança, protagonismo e empreendedorismo.

“Por meio das palestras sobre empreendedorismo, educação financeira, liderança e habilidades para o profissional do futuro, esperamos apoiar os participantes para que estejam preparados para os desafios do mundo do trabalho, tornando-se protagonistas da sua própria história”, explica a gerente de educação e negócios do Sistema Fiep, Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de dezembro no site www.sistemafiep.org.br/gratuidade, clicando no banner destacado. O curso tem carga horário de 40 horas e emissão de certificado.

Todas as informações sobre o Programa de Gratuidade do Sistema Fiep estão em sistemafiep.org.br/gratuidade.