Atendimento personalizado auxilia na retomada ou continuidade das atividades na indústria
Atendimento personalizado auxilia na retomada ou continuidade das atividades na indústria| Foto: Mariana Fachini/Sistema Fiep
  • Por Sistema Fiep
  • 10/08/2020 21:00

Para atravessar a pandemia de Covid-19, muitas indústrias paranaenses precisam se reinventar, adaptando processos e até mesmo a linha de produção. Com foco na manutenção da atividade produtiva e na preservação da saúde e segurança dos trabalhadores, o Sesi no Paraná desenvolveu o “Programa Sesi de Prevenção e Orientação à Covid-19”, que faz desde o diagnóstico do ambiente industrial até a capacitação dos profissionais.

O programa contempla uma série de diagnósticos e assessoria para determinar as necessidades da indústria e auxiliar na elaboração de Planos de Contingência e relatórios. “Fazemos um atendimento personalizado para a retomada ou continuidade das atividades na empresa, de forma que a disseminação do vírus seja controlada sem que a produção seja interrompida”, explica Rosangela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para a Indústria do Sistema Fiep.

A Plásticos Metalma, indústria de embalagens e plásticos do Paraná, contou com o apoio da consultoria do Sesi. “Mesmo com todos os cuidados com higiene, sanitização e uso de EPIs, tivemos dois colaboradores com Covid-19. Então, buscamos o Sesi para aprender mais sobre boas práticas e regularização de acordo com as instituições de saúde”, explica Andresa Olivette, analista de recursos humanos da indústria. “Cuidar da saúde dos nossos colaboradores é vital. Então, a consultoria foi muito importante para aprimorarmos este cuidado e termos um relatório das nossas ações”, aponta.

Linhas de atuação

Para um resultado eficiente, o Programa Sesi de Prevenção e Orientação à  Covid-19 atua em seis linhas para atender as indústrias e os trabalhadores. São elas:

  • Consultoria Digital: elaboração de Relatório de Diagnóstico e Boas Práticas para a prevenção da Covid-19 e orientação para a construção de Plano de Contingência para adequação às exigências legais e ações preventivas. Consultoria de 12 horas, ofertada presencial ou virtualmente.
  • Exames Laboratoriais para Covid-19: realização de testes para a detecção de infecção aguda causada pelo coronavírus, além de exames adicionais de acompanhamento e auxílio de diagnóstico.
  • Assessoria de Saúde: boas práticas de prevenção à Covid-19, abordando temas preventivos, como protocolos respiratórios, utilização de EPIs e higienização de mãos, além de disponibilização de manuais e cartazes orientativos, máscaras descartáveis e álcool em gel para a indústria.
  • Assessoria de Segurança no Trabalho: orientações para as indústrias em relação à adequação dos ambientes laborais para a prevenção da Covid-19. É realizado checklist e elaborado o plano de ação em conjunto com as empresas.
  • Curso EaD: curso de 4 horas de Higiene e Saúde para capacitação em prevenção e combate à Covid-19, abordando temas como medidas de higiene e proteção no ambiente de trabalho e em deslocamentos.
  • Canal de Saúde: atendimento gratuito, realizado durante horário comercial, de segunda a sexta-feira pelo e-mail centraldeinformacoes@sistemafiep.org.br e WhatsApp: (41) 99602-6727.

Saiba mais sobre os testes para detecção de Covid-19:

“Por meio de ações coletivas e inovadoras, podemos superar os desafios trazidos pela pandemia e voltar a movimentar o setor industrial, traçando planos de ações que minimizem os riscos à saúde e possibilitem um retorno seguro das atividades produtivas”, conclui Rosangela.

Para mais informações, acesse: sesipr.org.br/testescovid19. Para uma proposta personalizada para as demandas de cada indústria, basta entrar em contato pelo e-mail comercial@sistemafiep.org.br.