Acúmulo de custos nas cadeias produtivas encarece o produto brasileiro e inibe investimentos
Acúmulo de custos nas cadeias produtivas encarece o produto brasileiro e inibe investimentos| Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep
  • Por Sistema Fiep
  • 26/11/2020 18:02

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) é uma das entidades integrantes de um projeto que busca soluções efetivas para a redução do chamado Custo Brasil, que gera altas despesas sobre o produto brasileiro e causa injustiças ao consumidor. “A indústria brasileira sofre com uma infinidade de custos que se acumulam ao longo das cadeias produtivas e acabam inseridos nos preços de nossos produtos”, afirma o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

Desenvolvido em parceria entre o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o Ministério da Economia, o projeto já calculou, em sua primeira fase, que o chamado Custo Brasil faz com que as empresas brasileiras gastem R$ 1,5 trilhão a mais do que gastariam se exercessem suas atividades nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Isso tira a competitividade da indústria nacional, inibe investimentos e a geração de empregos e, pior, cria uma grande injustiça com o consumidor, que paga a mais em todas as suas compras”, acrescenta.

Carlos Valter ressalta que, pela primeira vez, uma iniciativa conseguiu dimensionar o tamanho do Custo Brasil. “Mais importante do que isso, há uma parceria entre setor produtivo e governo para buscar soluções efetivas para esse grave problema”, diz. “Avançar nas discussões sobre reformas estruturantes, como a Tributária, é fundamental para melhorar nosso ambiente de negócios. Mas existem muitas propostas menos complexas que podem trazer resultados imediatos, incentivando o crescimento do país”, completa.

Veja como foi calculado o tamanho do Custo Brasil:

Enfrentando o Custo Brasil

Depois de ter calculado o tamanho do Custo Brasil, o programa se debruça, atualmente, na elaboração de um portfólio de projetos que deverão contribuir para a efetiva redução do custo. No total, mais de mil propostas já foram elencadas, com 822 tendo impacto direto sobre o Custo Brasil. Elas estão relacionadas as 12 áreas que impactam o setor produtivo, como infraestrutura, acesso a insumos básicos, ambiente jurídico-regulatório e tributos, entre outras.

Enquanto 75 propostas estão em fase de implantação, 14 já foram colocadas em prática pelo governo. Pelos primeiros cálculos, essas iniciativas têm potencial de gerar uma redução estimada de R$ 300 bilhões no Custo Brasil. Agora, representantes das entidades integrantes do projeto, incluindo a Fiep, estão em processo de análise e priorização das demais propostas apresentadas.