Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Senai e governo do Estado selecionam projetos para enfrentamento à Covid-19

Empresas paranaenses receberão apoio para acelerar projetos de diagnóstico, combate e tratamento do novo coronavírus
Empresas paranaenses receberão apoio para acelerar projetos de diagnóstico, combate e tratamento do novo coronavírus (Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep)

Sistema Fiep - A Fiep é a entidade de representação da indústria paranaense e o braço político-institucional de todos os segmentos industriais

04/05/2020 às 09:53

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Por todo o Paraná, estão sendo desenvolvidas novas tecnologias e soluções inovadoras com foco no enfrentamento emergencial da Covid-19. Para apoiar e ampliar o alcance de projetos criados por empresas paranaenses para combater a pandemia, o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, em parceria com o governo do Estado e a Fundação Araucária, lançou a chamada pública SaúdeTech PR.

“O Sistema Fiep possui estrutura adequada, especialistas capacitados e conhecimento técnico para contribuir na busca por soluções para esta crise sanitária, e é isso que colocamos à disposição da sociedade com o lançamento deste edital”, afirma o presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro. A chamada pública prevê um investimento de R$ 1,4 milhão que será utilizado para impulsionar projetos de diagnóstico, prevenção e contenção do coronavírus.

As empresas selecionadas receberão suporte sem custo dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação do Paraná para alavancar as soluções, com acesso a laboratórios e pesquisadores. “Buscamos bons projetos que já estejam em produção, mas que necessitem de escala e infraestrutura para atingir um maior número de pessoas. Vamos financiar e apoiar soluções para promover uma entrega mais rápida e efetiva para a sociedade”, explica José Antonio Fares, superintendente do Sesi e do IEL e diretor regional do Senai no Paraná.

As soluções de enfrentamento à Covid-19 devem atender às seguintes demandas:

  • Testes diagnósticos rápidos e de custo competitivo.
  • Ventiladores pulmonares portáteis e de baixo custo.
  • Melhoria e aceleração da produção de equipamentos de proteção individual (EPIs).
  • Tecnologias digitais para operação remota de exames e monitoramento da disseminação.
  • Robôs colaborativos para auxiliar atividades com pacientes contaminados.
  • Inteligência Artificial para diagnósticos, imagens e gestão de saúde.
  • Serviços remotos de atendimento e apoio a pacientes.
  • Soluções inovadoras que minimizem os impactos da pandemia.

Os projetos receberão apoio por meio dos Institutos de até R$ 142 mil e precisam ser executados em até quatro meses. Podem participar da seleção empresas de qualquer porte com sede no estado do Paraná. Mais informações estão disponíveis no site saudetechpr.com.br.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.