Inovação na ortodontia torna confecção de aparelhos mais confortável ao paciente
| Foto: Divulgação
  • Por Solaro Ortodontia Estética - CRO 20201
  • 08/07/2021 17:43

Os avanços tecnológicos favoreceram procedimentos e técnicas odontológicas já consolidadas, além de possibilitarem inovações em tratamentos que antes eram tidos como impensáveis. Na ortodontia não foi diferente: o fluxo digital é um dos recursos que, apesar de recente, já apresenta resultados significativos e promissores.

Chamado também de scanner dentário, o fluxo digital é a evolução da moldagem que foi introduzida na odontologia para reproduzir a estrutura oral com cópias das características, possibilitando o estudo clínico fora da boca. É também uma via que auxilia tratamento e correções dentárias.

O fluxo digital consiste no escaneamento intraoral da cavidade bucal, fazendo uso de imagens 3D para reproduções precisas e com riqueza de detalhes. Ideal para quem objetiva corrigir o sorriso e manter a boa aparência, é composto pelas etapas de digitalização, desenho e produção.

O uso de softwares também é muito importante para os tratamentos, auxiliando na formulação do planejamento ortodôntico, possibilitando melhor visualização com acompanhamento das evoluções do quadro e também permitindo visualizar uma projeção do resultado final — fatores que viabilizam modificações e ajustes mais efetivos durante o processo.

A principal diferença entre o modelo físico e o digital é que o scanner torna dispensável o uso da moldagem na ortodontia, sem perder qualidade ao reproduzir os tecidos bucais. Na verdade, os modelos reproduzidos são ainda mais fiéis à boca, garantindo exatidão do aparelho que será produzido.

Isso reduz significativamente o desconforto dos pacientes. Além de alguns sentirem náuseas durante o processo da moldagem, muito por conta do material e pela necessidade de manter a posição fixa por algum tempo, a maior precisão na reprodução — garantida pelo fluxo digital — aumenta a assertividade nos aparelhos.

Outro grande recurso obtido por meio do processo digital é a facilidade em compartilhar informações bastante detalhadas entre outros profissionais e especialidades, contribuindo pela atuação integrada em busca de melhores resultados e uma saúde bucal de qualidade.

O fluxo digital contribui diminuindo o tempo de atendimento, já que tornam também dispensáveis algumas etapas laboratoriais.

Por isso, assim como nos demais tratamentos de saúde, buscar sempre estrutura de qualidade com profissionais altamente capacitados é determinante na obtenção de bons resultados.

No vídeo abaixo, a Dra. Ana Letícia explica como a transformação do seu sorriso pode ser realizada da forma mais confortável possível, através do planejamento ortodôntico em três dimensões e da otimização das consultas por meio do fluxo digital. Confira!

O fluxo digital garante riqueza de detalhes e maior precisão na modulagem, contribuindo diretamente por melhores resultados.

A Clínica Solaro possui equipe especializada, espaço amplo e estrutura moderna para garantir os melhores tratamentos e resultados aos seus pacientes. Com mais de 11 anos de atuação é referência em ortodontia em Curitiba

Clique aqui e inicie seu tratamento!