A ortodontia infantil é fundamental para identificar e prevenir problemas esqueléticos de crescimento e mordida. Quanto mais cedo são iniciados os tratamentos, maiores são as chances de êxito.
A ortodontia infantil é fundamental para identificar e prevenir problemas esqueléticos de crescimento e mordida. Quanto mais cedo são iniciados os tratamentos, maiores são as chances de êxito.| Foto: Divulgação
  • Por Solaro Ortodontia Estética - CRO 20201
  • 08/07/2021 17:33

A ação integrada da ortodontia infantil em conjunto com outras especialidades é determinante para a qualidade da saúde bucal dos mais novos. Atuando tanto de forma preventiva, quanto interceptativa, orienta as crianças quanto aos maus hábitos e contribui pelo controle de crescimento maxilo-mandibular.

Seu objetivo principal é prezar pela prevenção e não apenas resolução de problemas pontuais. Assim, cria condições favoráveis para se evitar maloclusões dentárias conforme o avanço da idade.

Como diferencial entre as demais especialidades, a ortodontia infantil tem como base análise da direção de crescimento dos maxilares, e análise das trocas dentárias — proporcionando conforto e confiança aos pacientes — além de um mapeamento completo do quadro por meio de exames e análises clínicas intra e extrabucais, além de exames radiográficos.

Ortodontia infantil é preventiva e interceptativa

Sendo a prevenção seu principal objetivo, na ortodontia infantil são mapeados os problemas que podem ser passados pelos pais, como também outros desenvolvidos pelo próprio paciente. A intenção é preservar o desenvolvimento adequado, mantendo uma saúde bucal de qualidade.

Também, a identificação precoce das doenças dentárias possibilita minimizar a gravidade delas de forma interceptativa, devolvendo a normalidade à oclusão e à evolução das bases ósseas.

Como o cuidado com os dentes desde a infância pode prevenir problemas futuros?

Assim como em diferentes áreas da saúde, quanto mais cedo for descoberto um problema, melhores são as condições de tratamento e maiores são as chances de recuperação.

Além de análises clínicas, a ortodontia infantil leva também informação de cuidados diários aos pacientes, ensinando e contribuindo para o entendimento da hora e ordem correta da troca dos dentes de leite para os dentes permanentes, e direcionando ao abandono de maus hábitos — como sucção de dedo e chupeta.

Os problemas dentários possuem relações diretas com as faixas etárias. Por isso, é fundamental que os pais iniciem os acompanhamentos dos filhos já no início da troca dentária.

A Dra. Ana Letícia comenta sobre os benefícios da ortodontia infantil e como os atendimentos precoces podem ser importantes para o bom desenvolvimento das crianças e adolescentes, buscando evitar problemas dentários como também problemas de autoestima.

Em que idade os atendimentos de ortodontia infantil são indicados e como eles podem contribuir pelo crescimento de crianças e adolescentes?

A Clínica Solaro possui mais de 11 anos de atuação e é referência em ortodontia infantil. Priorizando sempre o bem-estar dos pacientes, possui equipe especializada, espaço amplo e estrutura completa para garantir os melhores tratamentos.

Agende agora a consulta do seu filho! Clique aqui.