Reconectar-se com a natureza: caminho da Criare para o novo normal
| Foto: Divulgação
  • Por Criare Curitiba
  • 16/06/2021 13:42

Muito se fala sobre como será o “novo normal”, ou a vida após o controle da pandemia. A 17ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, aberta no fim de maio, trouxe como tema “Como Viveremos Juntos”?

Para o curador da Bienal, Hashim Sarkis, a arquitetura deverá encontrar respostas sobre esse novo estilo de vida - que precisa de adaptações. "Acreditamos que os arquitetos tenham a capacidade de dar respostas mais estimulantes daquelas que a política ofereceu até agora em grande parte do mundo”, afirma.

Um dos caminhos apontados é a reconexão com a natureza, o que faz da biofilia, por exemplo, um termo tão em alta. Trata-se, na verdade, de um novo olhar para o jeito de morar e trabalhar, com mais respeito e conexão com a mãe natureza.

É o que acredita a arquiteta Marne Schwab, da Criare Planejados. “A pandemia acelerou um processo que já estava acontecendo. As pessoas já buscavam um contato maior com a natureza, uma reconexão especial, pois fazemos parte dela e ela nos transmite energias e vibrações que dão bem-estar, saúde física e espiritual”, afirma Marne.

Conheça a Criare Curitiba

Essa busca de reconexão e ressignificação vai além de trazer mais verde para dentro de casa, seja com plantas ou nos móveis planejados. Para Marne, não é só o verde que deve fazer parte do “novo normal”, mas as experiências sensoriais tão importantes no novo jeito de morar.

“Para nós, é natural buscar essa relação com a mãe terra, realizar o resgate destas energias, com um olhar urbano para o bem-estar por meio das cores, padrões e texturas da coleção, onde o importante é ter aconchego e se sentir abraçado. É a natureza nos conectando com o eu interior, nos envolvendo com nossas raízes, com nossas histórias”, detalha.

| Divulgação

Inspiração que vem da vida

Foi com base no respeito que a Criare Curitiba tem pela natureza que surgiu a coleção Átomo.

Seu conceito está voltado para a retomada da simplicidade, em oposição ao momento hiperconectado que vivemos, com uso de elementos da natureza para promover a imersão, estimulando momentos de introspecção no dia a dia.

O nome átomo faz referência à matéria-prima presente em toda criação e é responsável pela singularidade de cada um. “É uma volta à origem, ao início de tudo, origem da vida, tudo nasce e cresce, como as madeiras, pedras, metal em meio à terra, areia e rochas”, define Marne.

Conheça mais sobre a Coleção Átomo

| Divulgação

Hoje, a Criare Curitiba tem como missão estar presente na recuperação do meio ambiente com parceiros que se engajem nos processos, respeitando os limites, cultivando e plantando novas reservas florestais.

O cuidado é tanto que a Criare Curitiba só trabalha com fornecedores certificados em suas matérias primas. “Produzimos móveis para dentro do lar que garantem cuidados com o meio ambiente para um futuro melhor”, define.

Acesse o site e conheça o portfólio completo da Criare.