Conheça a política de valorização dos colaboradores que ajudou no crescimento da Spedini
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  • Por Spedini - Trattoria Expressa
  • 14/09/2021 15:40

Maurílio Benício tinha 17 anos quando começou a procurar o primeiro emprego. Filho de uma diarista que criou duas crianças sozinha às custas de muito trabalho, o rapaz percebeu cedo que entrar em uma empresa estável, com boas oportunidades de crescimento, faria toda a diferença em sua qualidade de vida. Por indicação de um amigo de infância, descobriu que encontraria tudo o que procurava no Grupo Spedini.

Há mais de 25 anos no mercado, a Spedini se transformou em uma potência que, a partir de 2002, ganhou fôlego novo quando uma mudança gerencial transferiu a sede das operações de São Paulo para Curitiba. Hoje, são cerca de 300 colaboradores mantendo as atividades em 20 lojas, com planos de expansão que caminham a todo vapor.

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Os bons resultados são frutos de um detalhe que vai muito além de técnicas administrativas voltadas a números e análises. O olhar humanizado para funcionários e franqueados é, sem dúvidas, um dos pilares que promoveu a empresa a uma gigante do setor alimentício nacional.

A auditora Rita Diniz foi uma das pessoas que presenciou o nascimento da política de aprendizado, troca e colaboração que rege todos os processos da Spedini atualmente.

Rita chegou à unidade do Shopping Curitiba na década de 90, quando as primeiras lojas da marca tinham acabado de abrir as portas. Foi contratada para ocupar o cargo de cozinheira e imaginou que o dia a dia de trabalho se limitasse às panelas e receitas. As oportunidades que encontrou pelo caminho foram uma grata surpresa.

“A gente estava começando junto com a empresa e fomos todos aprendendo juntos. Eu lembro que o primeiro treinamento de boas práticas que tivemos foi com um dos sócios. Para mim aquilo ali foi uma faculdade, porque eu tinha experiência de cozinha, mas nunca passei por nenhum lugar que ajudasse a profissionalizar a gente”, conta.

Com o apoio dos cursos frequentes e do olhar atencioso para cada colaborador, Rita passou pelas posições de Cozinheira Plena e depois Sênior, até chegar ao cargo que ocupa hoje.

A cultura de incentivar o crescimento, respeitando o tempo e as habilidades de cada pessoa, também foi fundamental para pavimentar o caminho que levou ao desenvolvimento profissional de Maurílio — aquele do começo do texto.

Com apenas 3 meses de casa, ele viu seu trabalho ser reconhecido. Ainda muito jovem, recebeu um voto de confiança para assumir seu primeiro cargo como coordenador.

“Hoje, eu vejo que ainda não estava preparado. Depois de um tempinho nessa posição, senti o peso daquela responsabilidade e decidi pedir a conta. Não me deixaram ir embora. O dono da empresa conversou comigo e achamos outra solução. Foi assim que passei para o lugar de padeiro, onde fiquei por três anos”, relembra Maurílio.

Conexão com a vida familiar e bem-estar dos colaboradores faz a diferença

Um dos valores que norteia o trabalho formativo que a Spedini desenvolve com sua equipe é o entendimento de que o emprego é uma das várias áreas da vida das pessoas.

Para que os funcionários que ocupam cargos gerenciais possam tirar férias com tranquilidade e aproveitar suas folgas, há incentivo para que todos se ajudem e ensinem uns aos outros.

Nas memórias de Maurílio, trabalho e vida pessoal se confundem. Foi numa loja do Grupo Spedini que conheceu a mulher que viria a ser sua esposa e, pouco tempo depois, recebeu uma visita do próprio pai, com quem não tinha contato desde a infância. O reencontro durante o expediente fez com que ambos decidissem se reconectar.

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O movimento de fazer as pazes com o passado foi um impulso para que Maurílio aceitasse tentar um cargo de coordenação pela segunda vez. A nova oportunidade foi um sucesso. De lá para cá, o Gerente-Coordenador de Loja passou por várias posições até chegar ao posto atual, onde faz a gestão de cerca de 100 pessoas.

Além dos eventos que se desenrolaram em sua vida pessoal, Maurílio atribui seu modo generoso de gerenciar ao que aprendeu com uma colega de trabalho: Elissandra Dias, Coordenadora de Consultoria da Spedini.

Sandra, como é conhecida nos corredores da empresa, chegou em Curitiba aos 19 anos. Desembarcou na rodoviária em um fim de tarde. No dia seguinte, começou em seu emprego na rede de gastronomia italiana. Hoje, mais de vinte anos depois, mantém a relação de gratidão com quem a acolheu de braços abertos.

“Quatro pilares da Spedini me fizeram estar aqui hoje: oportunidades, planejamento, treinamentos e humanidade. Cheguei como uma menina vinda do interior, cheia de sonhos. Agora estou com meus 40 anos, e me levanto diariamente para trabalhar com a felicidade daquele primeiro dia”, garante.

A Spedini sempre está à procura de novos talentos e franqueados que queiram fazer parte dessa história. Se identificou com os valores da marca? Clique aqui e entre em contato.