Dudu Sperandio: “propósito é atender clientes que têm pouco tempo para almoçar, mas querem comer bem todos os dias com o melhor da gastronomia italiana”.
Dudu Sperandio: “propósito é atender clientes que têm pouco tempo para almoçar, mas querem comer bem todos os dias com o melhor da gastronomia italiana”.| Foto: Divulgação
  • Por Dudu Sperandio
  • 13/06/2022 16:39

Muito mais do que apenas misturar ingredientes e agradar o paladar, preparar uma refeição traz consigo uma centena de contextos, histórias e hábitos de povos passados. Cada cultura carrega uma riqueza imensa. E a gastronomia, sem dúvidas, é uma fonte abundante na história de uma sociedade. A culinária italiana, por exemplo, apesar de remeter diretamente às pizzas e massas, vai muito além desses pratos típicos.

A história da comida italiana remonta a Roma Antiga, que apreciava bons ingredientes sazonais para serem utilizados no preparo das refeições diárias. Outros itens como tomate, batata e pimenta, vieram depois com a passagem dos espanhóis, que chegaram com produtos vindos da América do Sul. Toda essa mescla foi fundamental para o que a culinária italiana é hoje. Uma curiosidade: tradicionalmente, jantares italianos eram realizados com uma sequência de quatro ou cinco pratos.

Retomando um pouco essa tradição, o renomado chef Dudu Sperandio oferece, no Ernesto Ristorante, principal restaurante italiano de Curitiba, um menu executivo com três etapas, exclusivo para o horário do almoço. A sequência com couvert, entrada e prato principal tem valores a partir de R$ 59. "O propósito é atender clientes que têm pouco tempo para almoçar, mas que querem comer bem todos os dias com o melhor da gastronomia italiana", afirma o chef.

Para dar início a essa verdadeira experiência culinária, o saboroso couvert conta com pães de fermentação natural, pasta de berinjela e bruschettas. Na sequência, mesmo ainda não sendo o prato principal, as opções de entrada são uma atração à parte.  Os clientes podem escolher entre saladinha de rúcula com tomate cereja, balsâmico e grana padano; e o clássico tartare de mignon com alcaparras crocantes, gema crua e azeite de oliva extravirgem.

No Ernesto Ristorante, a experiência de um almoço com o melhor da culinária italiana é vivenciada em um espaço confortável e sofisticado.
No Ernesto Ristorante, a experiência de um almoço com o melhor da culinária italiana é vivenciada em um espaço confortável e sofisticado.| Crédito: Divulgação

Na última, e mais aguardada etapa, são pratos principais diferentes que os clientes podem escolher. As opções levam massas frescas da casa como tagliatelle, gnocchi e fettuccine, com molho e acompanhadas de uma deliciosa carne grelhada ou assada. Entre as carnes, o Ernesto Ristorante oferece mignon, tilápia, frango, picanha e costela. “Queremos que o Ernesto seja a melhor opção de almoço na cidade para pessoas que valorizam uma culinária de excelência e extremamente saborosa”, comenta Dudu Sperandio.

No menu de sobremesa, as opções também com preços especiais são o já consagrado brownie de chocolate com sorvete de damasco e calda quente de chocolate e o imbatível pudim de leite condensado da vovó, um dos clássicos mais pedidos da casa. Para quem quiser aproveitar um almoço delicioso e por um excelente preço, a opção está disponível de terça-feira a domingo, das 12h às 15h. O Ernesto Ristorante fica na Rua Myltho Anselmo da Silva (nº 1483), no bairro Mercês. Mais informações pelo telefone (41) 4141-5477 ou no site www.dudusperandio.com.br.