Com modelo inovador de atendimento, Ken’eki é resultado da união de Dudu Sperandio com o chefe sushiman Marcos Katsumi.
Com modelo inovador de atendimento, Ken’eki é resultado da união de Dudu Sperandio com o chefe sushiman Marcos Katsumi.| Foto: Divulgação
  • Por Dudu Sperandio
  • 21/02/2022 10:14

"Um novo empreendimento gastronômico é um desafio até mesmo para um chef experiente", afirma o renomado chef de cozinha Dudu Sperandio. Há dez meses, Ele inaugurou o restaurante de gastronomia japonesa Ken'eki. O espaço já garantiu uma clientela fiel e tem superado as expectativas, mesmo diante das turbulências que representam a abertura de um negócio em meio à pandemia. Com o nome que significa quarentena em japonês, o estabelecimento oferece atendimento exclusivo no balcão com acomodação para oito pessoas, e um deck com espaço para 20 pessoas, aberto ao público recentemente. Os clientes ficam de frente ao sushiman e acompanham todo o preparo dos pratos.

Mas, para chegar à abertura de mais um restaurante em Curitiba, Dudu caminhou por uma longa estrada, que influenciou diretamente no conceito e desenvolvimento do Ken'eki. Sua paixão por comida vem desde muito cedo. Quando criança, seu amor não era “necessariamente por cozinhar, mas por comer”, brinca o chef. Experimentar novos pratos, com diferentes sabores e aromas, visitar restaurantes – atividade que fazia com frequência com a sua família –, foi dessa vivência que nasceu a vontade de se aventurar no mundo da gastronomia.

Após se graduar na área, decidiu passar um tempo fora do país. Esteve em Milão, Londres, passou ainda por cidades do México e dos Estados Unidos, e esteve também na Ilha das Bermudas, no Atlântico. Nessas viagens, acompanhou chefs famosos e teve a oportunidade de cozinhar para os paladares mais sofisticados e requintados, como, por exemplo, a Rainha Elizabeth e o Príncipe Edward, 14º na linha de sucessão ao trono britânico.

Com a bagagem cheia de experiências gastronômicas e de vivências diversas, Dudu voltou ao Brasil e inaugurou, primeiramente, o Ernesto Ristorante, que traz releituras de pratos tradicionais da cozinha italiana. Alguns anos mais tarde, abriu a Pizzaria Funiculare; participou da criação do Curry Pasta, que traz uma mescla de comida indiana com a italiana; a Cantinetta, espaço especializado em vinhos; Lupita Caffè Cucina e, para entregar ainda mais sabor e conceito ao público, inaugurou no ano passado o Ken'eki, em parceria com o chef Marcos Katsumi. Junto ao sushiman, idealizou e desenvolveu o cardápio, o modelo de serviço e a estratégia do negócio.

Proposta do Ken’eki envolve a elaboração do cardápio de acordo com o peixe do dia. “Cada dia é uma surpresa”, explica Dudu Sperandio.
Proposta do Ken’eki envolve a elaboração do cardápio de acordo com o peixe do dia. “Cada dia é uma surpresa”, explica Dudu Sperandio.| Crédito: Divulgação

Cada dia, uma surpresa

Quando o restaurante abriu as portas, em julho do ano passado, a pandemia ainda estava em uma fase crítica, com um pico elevado de casos e afetando os mais diversos setores da economia. Assim, o movimento no início ainda era baixo e a força estava no delivery. "Foi um momento de adaptação. Nos meus outros restaurantes, que tinham uma pegada mais tradicional, tivemos que reformular todo nosso sistema de trabalho, e no Ken'eki não foi diferente. Neste caso, porém, já desenvolvemos o empreendimento com esse olhar, adaptado, inovador, e que continuasse entregando a qualidade que a clientela merece", lembra Sperandio.

O Ken’eki foi inspirado nos melhores restaurantes japoneses que o chef visitou durante as viagens. Com um conceito minimalista, contemporâneo e uma decoração moderna e elegante, recebeu, nesse quase um ano de funcionamento, inúmeros retornos positivos. "No Ken'eki, todo dia o cliente pode esperar por alguma novidade. Nosso cardápio varia de acordo com o peixe do dia, portanto, cada dia é uma surpresa", afirma.

Para Sperandio, o resultado desse período de funcionamento do restaurante foi satisfatório e alcançou as expectativas. Em 2022, a ideia é continuar trabalhando para obter ainda mais reconhecimento, e seguir nesse ritmo acompanhando as tendências do mercado. “Já vimos que o delivery veio para ficar; hoje em dia é imprescindível contar com um bom serviço de entrega. Além disso, outra tendência gastronômica para os próximos anos é apostar em ambientes abertos e no modelo take away, combinação que faz parte da essência do Ken’eki”, analisa. “Neste ano, vamos avaliar ainda se é necessário repensar algum processo ou formato do restaurante”, conclui.

Quer conhecer o Ken’eki e sua proposta inovadora em cozinha japonesa? O restaurante fica na Rua Myltho Anselmo da Silva, 1.439, Mercês. Funciona de terça a domingo, das 18h às 23h. Contato: (41) 99656-1177. O Instagram é o @keneki.sushi

No balcão, clientes têm a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de preparação dos pratos.
No balcão, clientes têm a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de preparação dos pratos.| Crédito: Divulgação