O acompanhamento atencioso da incorporadora faz toda a diferença. Créditos: Divulgação.
O acompanhamento atencioso da incorporadora faz toda a diferença. Créditos: Divulgação.| Foto: ShutterStock
  • Por Swell Construções
  • 11/05/2021 13:57

Todo o processo para realizar uma compra de imóvel é bastante trabalhoso, especialmente se o projeto estiver na planta.

Um dos aspectos mais importantes, talvez, seja escolher uma boa incorporadora ou construtora. Afinal, como saber se a empresa vai entregar o empreendimento no prazo e com a qualidade esperada?

Existem alguns aspectos que você pode analisar para ter mais certeza de que está indo pelo caminho certo. Conheça as principais dicas.

Pesquise o histórico

Ver os antecedentes da construtora é o ponto mais básico para não cair em golpes ou fraudes no mercado imobiliário.

Comece pelo tempo de mercado. Empresas mais antigas já estão estabilizadas e tendem a contar com uma reputação bastante sólida. Não descarte quem é novo no ramo, mas pesquise com o maior cuidado possível sobre o atendimento e a qualidade dos imóveis anteriores.

Aliás, ver os empreendimentos concluídos também é importante. Se você está negociando um imóvel na planta, não deixe de verificar se a empresa costuma entregar o que promete e dentro do prazo.

Para isso, solicite e analise com atenção o Memorial Descritivo do imóvel. Essa é a melhor forma de saber, com certeza, se o padrão de acabamento que você espera tem condições de ser atendido.

A Swell Construções, com quase 40 anos de história, já é uma referência em apartamentos de alto padrão em Curitiba. Confira o portfólio completo.

Procure por certificações e prêmios

Organizações reconhecidas no mercado imobiliário costumam premiar construtoras com alto padrão de qualidade. Por isso, veja se a empresa que escolheu tem algum selo que comprove as capacidades que aparecem na propaganda.

A Swell Construções, por exemplo, é uma das poucas incorporadoras do estado a contar com uma certificação ISO 9001, Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) internacional, e com a classificação nível A do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

Além disso, a incorporadora recebeu o Prêmio Incorporador do Ano 2018, entregue pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR). O reconhecimento atesta a excelência na construção dos apartamentos de alto padrão em Curitiba e o comprometimento com o cliente em todos os níveis do processo de compra do imóvel, desde o planejamento até o pós-venda.

Avalie a condição financeira da empresa

Conhecer a situação econômica da empresa é importante. Informações desse tipo podem ser encontradas em bancos ou balanços anuais.

Além disso, é essencial que o comprador do imóvel solicite as certidões negativas de débitos da empresa e do imóvel junto aos distribuidores e órgãos competentes. Isso atesta a solidez da construtora ou incorporadora, bem como da edificação.

Também é válido buscar referências e depoimentos dos clientes da empresa. Assim, você terá conhecimento do nível de satisfação dos atuais proprietários e mais segurança na decisão de compra do imóvel, especialmente se ele estiver na planta. É possível fazer essa busca online.

Outra alternativa interessante que pode ajudar é saber se a construtora tem Sociedade de Propósito Específico (SPE) constituída.Na SPE, os recursos do investidor não se misturam com o da incorporadora em outros negócios ou empreendimentos.

Assim, o comprador fica mais protegido contra práticas não recomendáveis, como transitar recursos de uma incorporação para outra, principalmente se a empresa não tiver submetido o empreendimento ao regime da afetação.

Um bom atendimento é necessário para fechar os melhores negócios.
Um bom atendimento é necessário para fechar os melhores negócios. | ShutterStock

Dê importância ao atendimento

Já sentiu aquela frustração de ser mal atendido enquanto faz uma compra? Ninguém gosta.

Por isso, é fundamental que a empresa tenha um excelente processo de atendimento ao cliente, sempre tirando dúvidas e esclarecendo questões. Boa parte do negócio fica por conta da transparência e do cuidado.

Esses são dois pilares fundamentais na Swell Construções. A empresa, hoje comandada pela segunda geração, acredita que a proximidade com o cliente é a raiz de um excelente negócio.

O atendimento pessoal, aliás, é muito bem visto por quem compra com a incorporadora. “É uma empresa que preza pelo nome. A gente viu muita credibilidade e confiança na Swell”, afirma Gabriela Verona, moradora do BonneVie Home & Living, edifício no Portão, em Curitiba, depois de seis longos anos procurando pelo imóvel ideal.

Busque referências sobre o pós-venda

Na compra do imóvel na planta, a construtora responde pela solidez e segurança da obra por 5 anos após a sua entrega, segundo o art. 618 do Código Civil.

Esse prazo é chamado de garantia do imóvel e significa que a construtora tem a responsabilidade de realizar a correção de danos aparentes e não- aparentes, que deve ser solicitada pelo proprietário – ou síndico, no caso da área comum-, dentro do prazo legal.

Por isso, vale a pena buscar referência de como os clientes avaliam o atendimento pós-venda da construtora ou incorporadora: se o contato é fácil e como ela age nessas situações.

O excelente atendimento ao cliente no pós-venda é prioridade na Swell Construções. A incorporadora de Curitiba é auditada periodicamente para atestar a excelência do serviço prestado. “Quando a gente se mudou, toda vez que preciso da Swell, no pós-venda, fomos atendidos”, comenta Kelly Rafaela Otemaier, moradora do BonneVie Home & Living.

Participe do processo

A empatia com as pessoas envolvidas no processo gera inúmeras vantagens, incluindo a liberdade para fazer comentários e sugestões sobre o projeto. Evite negociar com quem te deixa de fora. A falta de informações traz incertezas e aborrecimentos.

Esse, portanto, é outro objetivo da Swell Construções: conceder autonomia para que o cliente, com supervisão técnica e dentro do período adequado de obra, possa personalizar a planta do imóvel.

Isso permite que o apartamento de alto padrão seja entregue de acordo com as necessidades e preferências do morador, com o máximo de atenção aos detalhes. Além disso, o comprador tem a garantia da qualidade do serviço executado, chancelada pela própria incorporadora.

Com todos os ajustes feitos e acompanhamento direto pelos dirigentes da empresa, inclusive no pós-venda, fica fácil você saber que tomou a decisão correta.

Para saber mais sobre os nossos apartamentos de alto padrão em Curitiba ou tirar dúvidas sobre o atendimento, entre em contato pela página do cliente!