Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Muitos trabalhadores que aderiram ao home office na pandemia pretendem continuar nesse modelo de trabalho.
Muitos trabalhadores que aderiram ao home office na pandemia pretendem continuar nesse modelo de trabalho.| Foto: Shutterstock
  • Por Terrasse
  • 22/10/2021 18:28

Com a pandemia, muitas pessoas tiveram que improvisar um escritório em casa de maneira repentina. Com isso, muitos profissionais precisaram compartilhar seu espaço com os filhos que estavam tendo aulas online, com seus parceiros que também precisam aderir ao home office, sem nenhum planejamento adequado.

Agora que muitas escolas já voltaram às aulas presenciais, assim como  vários escritórios, muitos profissionais e empresas estão aderindo ao modelo de home office permanentemente ou então ao modelo híbrido, onde se trabalha alguns dias em casa e outros na empresa.

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA) apontou que 78% dos brasileiros entrevistados preferem continuar trabalhando remotamente.

Para manter a produtividade boa e criar uma rotina saudável de trabalho, o ideal é montar um escritório em casa qualificado. Para isso, separamos 6 dicas de como montar um home office.

Escolha o local ideal para ser seu escritório

Se você tiver a opção, separe um cômodo da sua casa ou apartamento para ser seu escritório. No caso de morar em um imóvel pequeno, opte por uma mesa onde você possa trabalhar de maneira confortável, seja na sala, ou varanda. O importante é você ter um lugar designado para o momento de trabalho.

Mantenha seu ambiente organizado

Um local bagunçado, com cabos soltos e objetos que possam distrair pode trazer desconforto e diminuir sua produtividade. Organize os cabos, organize os papéis e mantenha a mesa limpa para que isso não te atrapalhe durante o expediente.

As cores do seu home office fazem toda a diferença

Um dos benefícios de se montar um escritório em casa é que você pode escolher a paleta de cores que mais te agrada. Tenha em mente que você quer que o espaço seja agradável. Por isso, escolha cores que você associe com conforto, criatividade e calma. Azul, por exemplo, pode promover a sensação de confiança, o amarelo estimula a criatividade e o verde, a produtividade.

Fique perto de janelas e lugares que recebem luz solar

Além de melhorar sua vitamina D, a luz solar pode influenciar no seu nível de felicidade e ajuda a manter seu corpo ativo — o que proporciona sentimento de estar acordado e atento. Se você tiver a opção de trabalhar perto de uma janela, é sempre melhor.

Transforme o ambiente com plantas

Para criar um ambiente mais aconchegante e produtivo, aposte em plantas de fácil manutenção e que auxiliem na purificação do ar. Entre elas estão a espada de São Jorge, Jiboia, palmeira-bambu e a Antúrio.

Lembre-se do seu conforto

É importante que seu home office seja ajustado ao seu tamanho. Por isso, lembre-se de ter sua mesa de escritório na altura adequada para você e de trabalhar em uma cadeira ergonômica.

Criar um espaço adequado de trabalho em casa auxilia a produtividade e organização
Criar um espaço adequado de trabalho em casa auxilia a produtividade e organização| Shuterstock

Se você quer saber mais dicas de home office, leia o blog Como montar o seu escritório em casa.

Agora que você sabe que montar um home office confortável é essencial para seu bem-estar e produtividade, escolha imóveis com tamanho adequado para organizar um escritório em casa de qualidade, com luz solar e em bairros calmos para que a poluição sonora não afete seu trabalho.

Se você procura um imóvel para criar um escritório em casa com comodidade, conheça os imóveis da Terrasse Engenharia em nosso site.