Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Apesar de trabalhosa, a documentação é importante para evitar desgastes com seu futuro imóvel.
Apesar de trabalhosa, a documentação é importante para evitar desgastes com seu futuro imóvel.| Foto: Shutterstock
  • Por Terrasse
  • 25/10/2021 11:16

O Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo e toda operação comercial demanda bastante documentação. Com a compra e venda de um apartamento — um bem que custa milhares ou milhões de reais — não seria diferente, não é mesmo?

Esse processo pode ser confuso até mesmo para quem já comprou outros imóveis antes — e bem menos empolgante do que a escolha do imóvel em si. Porém, além de um trabalho indispensável, a documentação é uma garantia da lisura do processo e de que está tudo certo com o imóvel que você pretende comprar — evitando desgastes futuros. Portanto, muita atenção nisso!

Basicamente, os documentos que você precisa para comprar um apartamento se encaixam em três categorias:

  1. As certidões negativas do vendedor;
  2. Documentos do apartamento;
  3. Os seus documentos pessoais.

1. As certidões negativas do vendedor

Em resumo, esses documentos servem para atestar que a construtora ou pessoa que está vendendo o apartamento não têm pendências — se houver alguma, elas se tornam certidões positivas. A existência de alguma certidão positiva pode ser um problema ou não, mas isso varia de caso a caso. Dando apenas um exemplo, se o vendedor pessoa física estiver em uma curatela, ele não pode vender seus bens, certo?

De qualquer maneira, esses documentos são indispensáveis para fazer o contrato de compra e venda, e passar o apartamento para o seu nome. Isso inclui as certidões negativas da:

  • Justiça Federal;
  • Justiça do Trabalho;
  • Ações Cíveis;
  • Interdição/Tutela/Curatela;
  • Débitos de Tributos Federais e Estaduais;
  • FGTS.

No caso de compra direta com construtora, é preciso incluir o contrato social da empresa, RG e CPF de quem assina por ela e uma certidão simplificada da junta comercial. Sobre isso, há mais um detalhe importante: faça uma pesquisa detalhada sobre a construtora e atente-se a qualquer problema nas certidões negativas. Elas ajudam a atestar se a empresa é realmente confiável — e não deixará você na mão logo depois de assinar o contrato.

Conheça a Terrasse, construtora em Curitiba com 30 anos de tradição e confiança

As certidões negativas são importantes para evitar problemas futuros.
As certidões negativas são importantes para evitar problemas futuros.| Shutterstock

2. Documentos do apartamento

A segunda parte da documentação necessária para comprar um apartamento refere-se ao imóvel em si. Ela serve para assegurar que não há qualquer dívida ou processo pendente que o impeça de ser vendido ou cause dores de cabeça para o próximo dono — no caso, você.

  • Matrícula no Cartório de Registro de Imóveis (com validade de 30 dias);
  • IPTU do ano;
  • Certidão negativa de débitos com o condomínio.

3. Os seus documentos pessoais

Você também precisa apresentar seus documentos para fechar o negócio, certo? Essa etapa é especialmente importante se você pretende financiar seu apartamento. Para começar, são necessárias cópias do seu RG, CPF, comprovante de renda atualizado e a certidão de estado civil (para casados ou em união estável). Outros papéis podem ser necessários em situações específicas (como uso de FGTS para entrada, por exemplo).

Depois que toda essa documentação foi reunida, é possível elaborar o contrato de compra e venda para que você possa pegar as chaves do seu novo apartamento. Como se trata de um processo complexo, algumas pessoas contratam despachantes ou advogados. Mas se você contar com o auxílio de vendedores experientes, é possível lidar com isso por conta.

Nesse sentido, a Terrasse é uma ótima opção para comprar seu apartamento em Curitiba. Com 30 anos de experiência e imóveis para a vida toda, a construtora oferece segurança e credibilidade a seus clientes — além de auxiliar no processo de documentação, tornando-o mais prático. Se você deseja saber mais sobre a Terrasse e seus empreendimentos, acesse o site. 

Conheça os empreendimentos da construtora Terrasse