A mulher moderna busca em diferentes peças e estilos traços que correspondam à sua personalidade
A mulher moderna busca em diferentes peças e estilos traços que correspondam à sua personalidade| Foto: Kaylah Yarck/Tita Boutique
  • Por Tita Boutique
  • 04/03/2021 18:47

Não é de hoje que a moda pode ser usada como uma forma de empoderar mulheres. Basta lembrar a história de Coco Chanel. De uma família pobre, ficou órfã, viveu em um orfanato, foi costureira, cantora de cabaré e ainda construiu um império na moda. Suas roupas traziam a sensação de poder às mulheres. O que dizer, por exemplo, do tailler? Saia e paletó inspirados na alfaiataria masculina e que foram usados por nada menos do que Jacqueline Kennedy – e por nós até hoje.

O primeiro passo para se sentir bem em uma roupa e, com isso, elevar a autoestima é descobrir qual o seu estilo. Você gosta de tons pastéis, gosta de misturar cores e estampas, de texturas? Tudo vai depender dos seus gostos. Então, que tal aproveitar que estamos em pleno mês da mulher e usar a moda a seu favor? Afinal, a mulher de hoje está em busca de peças diferenciadas que acrescentem estilo à sua personalidade.

Amanda Capellani, consultora de imagem especialista em coloração pessoal, acredita que todo mundo tem o seu estilo. “O estilo faz parte até de quem acha que calça jeans e camiseta básica do dia a dia não representam nada. Ele vai muito além do look do dia, pois reflete a nossa identidade, nosso comportamento, postura, gosto pessoal, atitudes, valores, preferências e, principalmente, nosso estilo de vida”, diz.

Amanda lembra que na consultoria de imagem, existem os chamados sete estilos universais. “Normalmente, transitamos por mais de um deles, mas sempre temos um, o predominante, e outros complementares”, explica. Ela faz questão de ressaltar, contudo, que os estilos universais servem de guia, mas não são regra. “Nosso gosto pessoal e nossas preferências sempre vêm em primeiro lugar. Não se prendam a regras e à teoria”, aconselha.

Para trazer exemplos de cada um dos sete estilos, respeitando a personalidade de cada mulher, a Tita Boutique indica as principais características e os melhores looks disponíveis na loja, que completa 30 anos em 2021. Veja:

Romântica

Delicadeza e leveza são algumas características dessa mulher. Ela prefere os tons pastéis, as texturas - rendas, babados, tules, bordados, tricô e crochê, além de estampas florais e acessórios discretos. O look fica ainda mais completo com casaquinhos e cardigãs. Se você é assim, privilegie tecidos leves, fluidos, saias evasê, godê e o comprimento midi, que reforça o ar retrô. Em suas roupas, há detalhes como golas com laços, mangas bufantes, cinturas marcadas, pregas e plissados.

O estilo Romântico mostra uma mulher feminina, leve e doce
O estilo Romântico mostra uma mulher feminina, leve e doce| Kaylah Yarck/Tita Boutique

Clássica

Elegante, confiante e até com um ar mais imponente. Essa é a mulher clássica. Ela pode seguir uma linha mais moderna ou conservadora, mas sempre vai transmitir certa seriedade. Tanto que esse estilo é muito usado em ambientes que exigem um dress code mais formal. No guarda-roupa o que predomina são peças de alfaiataria, blusas de seda, camisas, blazer e coletes. Preferem cores sóbrias, como preto, branco, marinho, cinza e não costumam ousar muitos nas estampas. Os acessórios também são clássicos e refinados.

O estilo Clássico mistura elegância e sobriedade, sofisticação e conforto.
O estilo Clássico mistura elegância e sobriedade, sofisticação e conforto.| Kaylah Yarck/Tita Boutique

Moderna

A mulher moderna chama a atenção por onde vai, transmitindo um ar de segurança e elegância em sua postura. Ela cria a moda e ousa antes de todos e dá preferência para peças de qualidade e tecidos refinados, sempre com um toque de modernidade e personalidade na produção.

Pode abusar das cores ou mesmo apostar no visual sem cor (e mesmo assim impactante) ou ainda misturar cores surpreendentes. Elas curtem peças assimétricas e também lançam mão de sobreposições e acessórios impactantes como colares e brincos grandes.

  • A mulher com estilo moderno comunica uma imagem atualizada, moderna, de pessoa forte.
  • A mulher com estilo moderno comunica uma imagem atualizada, moderna, de pessoa forte.
  • A mulher com estilo moderno comunica uma imagem atualizada, moderna, de pessoa forte.

Criativa

Para elas não existe padrão. Essas mulheres são originais, independentes e querem desmistificar qualquer imposição de combinações. Amam misturas inusitadas e mesclam tecidos e estampas de maneira nada óbvia. Suas roupas são coloridas, alegres, divertidas e até exageradas. Porém, sempre com muita personalidade. Afinal, gostam de se diferenciar e se expressar por meio da sua imagem pessoal. Normalmente, privilegiam maxi casacos, mistura de estampas, mangas volumosas e estampas étnicas. Costuma ser caracterizado pela mistura de todos os outros seis estilos universais.

  • A mulher do estilo Criativa ama misturas inusitadas e faz combinações nada óbvias de tecidos e estampas.
  • A mulher do estilo Criativa ama misturas inusitadas e faz combinações nada óbvias de tecidos e estampas.

Esportiva

O conforto está acima de tudo, mas querem estar bem vestidas. Transmitem uma imagem leve e despojada. Listras e xadrezes estão entre as estampas preferidas. As cores são neutras, porém alegres. Dificilmente usam saltos e preferem tênis ou rasteirinhas. A mulher esportiva busca a praticidade e o look principal é o jeans com camiseta, conjuntos ou peças em tecido de malha. Preferem ainda modelagens básicas e caimento mais solto.

A mulher Esportiva prioriza conforto, mas seus looks não são apenas conjuntos.
A mulher Esportiva prioriza conforto, mas seus looks não são apenas conjuntos.| Kaylah Yarck/Tita Boutique

Sensual

Nesse estilo, o objetivo é valorizar as curvas do corpo, revelando uma mulher forte e poderosa. Mas que fique claro: isso não significa ser vulgar. Também se engana quem pensa que a mulher glamourosa usa apenas minissaias e decotes. As roupas normalmente são justas, com decotes, fendas ou recortes, mas tudo sem perder a elegância. Salto alto fino, estampas de onça, zebra e cobra, e as cores vermelho, verde, azul, roxo e preto são suas prediletas.

O estilo Sensual revela uma mulher forte e poderosa, que gosta de peças mais justas e que valorizem suas curvas.
O estilo Sensual revela uma mulher forte e poderosa, que gosta de peças mais justas e que valorizem suas curvas.| Kaylah Yarck/Tita Boutique

Dramática

Ela é imponente e marcante e está sempre na vanguarda, acrescentando um “quê” de ousadia e cosmopolismo às suas produções. Quer ter sua imagem pessoal em destaque? Aposte no drama. Blazer reto, calça de alfaiataria reta, saia lápis, cinto largo, sapatos de bico quadrado (ou fino) e salto agulha (ou chapado) são alguns exemplos de escolhas. Quanto a cores, usa muito o preto, mas não abre mão de combinações-chave como preto e branco e composições complementares como laranja e azul, rosa e amarelo. As estampas escolhidas incluem listras, geométricas, risca-de-giz e xadrez. Buscam por peças com modelagens assimétricas, sobreposições e adoram acessórios impactantes e diferentes.

O estilo Dramático é o mais imponente e marcante, não se prendendo a tendências.
O estilo Dramático é o mais imponente e marcante, não se prendendo a tendências.| Kaylah Yarck/Tita Boutique

Além dos estilos universais, as cores também impactam na nossa imagem pessoal, lembra Amanda. “A análise de coloração pessoal é uma das ferramentas da consultoria de imagem. Descobrimos por um teste de cores realizado de forma comparativa, quais cores mais evidenciam a beleza natural de cada pessoa”, explica.

Segundo ela, as cores “certas” iluminam o rosto, suavizam a textura da pele e valorizam os traços conferindo uma fisionomia mais saudável e harmoniosa. Por outro lado, as cores “erradas” podem fazer com que você fique com aparência pálida, abatida e que sejam ressaltadas linhas de expressão e olheiras, por exemplo.

“Descobrir a paleta de cores que melhor combina com as suas características tem um impacto no seu armário e na sua autoestima”, diz a consultora. Ou seja, se autoconhecer para empoderar.

A Tita Boutique traz roupas ideais para cada estilo de mulher. E para comemorar o Dia das Mulheres, no dia 8 de março, as peças vendidas à vista recebem 15% de desconto.

A loja oferece serviços que vão além da venda, como a montagem de looks feita por profissionais especializados e todo o suporte na hora de escolher as melhores opções, com ajustes feitos no próprio local, sem custos.

A Tita Boutique fica na Rua Júlio Perneta, 193, no bairro Mercês, em Curitiba. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e nos sábados, das 9h às 13h.