Natuzzi Italia apresenta coleção 2020 de mobiliário de luxo
Natuzzi Italia apresenta coleção 2020 de mobiliário de luxo| Foto: Divulgação
  • Por Ton Sur Ton
  • 09/09/2020 16:57

A palavra design vem de de + signare ou dar significado às coisas. A etimologia da palavra foi lembrada por Antonio Carlos Toze, designer estratégico e curador de conhecimento, durante o lançamento da nova coleção 2020 da Natuzzi Italia, que faz parte do grupo Ton Sur Ton em Curitiba.

Ele lembrou do ressurgimento do design italiano no pós-guerra, com itens icônicos como a scooter (Vespa), desenhada por Enrico Piaggio em 1946; a máquina de escrever Lettera 32 de Marcello Nizolli em 1963; a poltrona Donna de Gaetano Pesce em 1969 e também a primeira oficina de sofás criada por Pasquale Natuzzi, em 1959, que deu origem à Natuzzi. A marca italiana está em 123 países e hoje é líder mundial no segmento de estofados.

A Natuzzi, que é símbolo de mobiliário de luxo, tem uma indústria de manufatura em Salvador (BA) que recebe as peças dos móveis da Itália. Essa unidade é a que distribui as coleções para toda a América do Sul.

Designers europeus

Ao todo foram apresentados sete lançamentos, todos criados por designers italianos, holandeses e alemães. Além do desenho contemporâneo, as novas peças primam pelo conforto e pela tecnologia que faz com que alguns sofás sejam reclináveis – inclusive os braços.

Outras características são a espuma Eucafeel e o Climalight, que traz a sensação semelhante ao conforto proporcionado pelas plumas de ganso. Já a Eucafeel é uma espuma biocompatível com a célula humana, o que permite se adaptar à pressão do corpo, além de oferecer excelente regulação de umidade e calor. Os sofás e poltronas têm revestimento em couro ou tecido. Confira os lançamentos e seus criadores:

Marcel Wanders – Skyline

O designer holandês tem 30 anos de carreira e se destaca pelo conceito de trazer humanidade ao design. Tem estúdio em Amsterdã (Holanda). Para a Natuzzi Italia ele criou a coleção Skyline. As peças se sobressaem pela funcionalidade. O estofado é modulável e oferece blocos independentes e diferentes – um é totalmente fechado, outro pode reclinar o encosto ou os pés --, além de braços em madeira. A espuma é a Eucafeel.

Mauro Lipparini – Cava

O trabalho do profissional se destaca pelo minimalismo. Ele já foi vencedor do Good Design Global Awards, o prêmio de design de maior prestígio mundial. A linha Cava para Natuzzi Itália expressa o movimento. O sofá tem braços com movimento elétrico e o encosto pode ser posicionado para frente ou atrás. Tem pés em madeira maciça. Essa peça traz a tecnologia Climalight e a Memory Fan, uma espuma belga com densidade 65 que potencializa o retorno do estofado, proporcionando maior conforto ao sentar.

Mauro Lipparini – Cassia

A coleção é caracterizada pelo conceito das oliveiras encontrando o mar. A poltrona tem assento em couro que é literalmente abraçado pela nogueira da base e braços.

Claudio Bellini – Seagull

O arquiteto, designer e diretor de arte vive e trabalha em Milão, onde se formou em Arquitetura e Desenho Industrial na universidade Politecnico di Milano. Seguiu os passos do pai, Mario Bellini, pioneiro do design contemporâneo. Coleciona inúmeros prêmios, como iF Design Award conquistado ainda neste ano. A coleção Seagull tem sofá com mecanismo elétrico para abri-lo e apoio para pés reclinável, mas que fica recolhido quando fechado. Tem pés em cromo ônix.

Maurizio Manzoni – Leaf

O arquiteto formou-se pela universidade de Florença e também é professor da mesma universidade. Também é fundador do StudioMEMO em Florença, em parceria com Roberto Tapinassi. Se destaca pela contemporaneidade e pela inovação. A coleção Leaf traz esses dois aspectos. O sofá tem três almofadas de encosto e duas de assento, além da exclusiva tecnologia Climalight, para dar maior conforto.

Maurizio Manzoni – Couture

Manzoni e o professor Roberto Tapinassi se uniram em 2001 para formar o studio de design. Os dois se sobressaem por adotar uma linha contemporânea aliada à tradição italiana de pesquisa de ponta. A linha Couture para Natuzzi dispõe de poltrona que se distingue pela suavidade das formas e o design acolhedor.

Design Bernhardt & Vella – Amalia

O studio leva o nome das designers alemã Ellen Bernhardt e pela italiana Paola Vella e fica em Milão, na Itália. Foram campeãs no ArchiProducts Design World 2019. A linha Amalia para Natuzzi se caracteriza por linhas suaves que mesclam o clássico e contemporâneo. As poltronas têm pés em carvalho maciço e o logotipo assinatura parece uma joia incrustada na peça. Oferece as tecnologias Eucafeel e Climalight.

As peças da Natuzzi Itália estarão disponíveis na Natuzzi Curitiba a partir de outubro. A loja fica na Av. Nossa Senhora da Luz, 1.699, Jardim Social. Telefone: (41) 3013-2020.