Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Violência contra professores é tema de campanha lançada pela Unicesumar

E como forma de reconhecimento aos principais atores de transformação social, a instituição oferece gratuitamente cinco cursos livres, além de bolsas de até 50% em cursos de graduação ou pós-graduação para professores

Professora Maria do Rosário
professora Maria do Rosário, que em 35 anos de magistério ajudou a construir 30 prédios, contribuiu com estudos sobre a cura de Alzheimer, conquistou uma copa do mundo de futebol e fundou uma ONG que ajuda pessoas em situação de rua, sem sair da sala de aula. (Foto: Unicesumar)

Unicesumar - Inscrever-se no vestibular de uma das maiores universidades do país faz toda a diferença! Não perca tempo. Faça parte do universo do conhecimento.

14/10/2019 às 11:27

Logo marca do anunciante

– "Vou dar uma advertência no meio da sua cara".

– "Vou botar fogo em você se passar mais tarefa".

Estas são frases reais, ditas por adolescentes reais, em salas de aula reais e que provocam reflexões sobre a violência contra professores em todo o Brasil. Elas são apenas uma amostra do desrespeito ao professor e contribuem para índices cada vez maiores de abandono da profissão.

Este cenário coloca o Brasil na lanterna do ranking de países que valorizam os professores. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil lidera o ranking de agressões contra docentes. Na maior capital do país, São Paulo, um levantamento feito pela GloboNews apontou que o número de agressões a professores cresceu 73% em 2018, se comparado ao ano anterior. Como reflexo, apenas 2,4% dos jovens no Brasil querem ser professores, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado em 2017.

Para reverter esta realidade e fomentar a valorização dos professores, a Unicesumar, um dos dez maiores grupos privados de educação do Brasil, criou a campanha "Heróis da Educação" e está oferecendo cinco diferentes cursos livres gratuitos, além de bolsas de até 50% em cursos de graduação e pós-graduação para professores. A partir desta terça-feira (15) e até o dia 30 de outubro, qualquer professor poderá fazer sua inscrição por meio do site heroisdaeducacao.com.br.

O público-alvo da campanha são os atuais e futuros professores, mas seu objetivo é o de provocar uma reflexão em toda a sociedade sobre a desvalorização desses profissionais. "Como instituição de ensino e formadora de professores, entendemos ser essencial disponibilizar opções que estimulem a capacitação e a permanência nesta nobre profissão. Afinal, são eles os responsáveis por formar todos os profissionais do futuro e, sendo assim, merecem todo o respeito", explica Janes Fidélis Tomelin, pró-reitor de Educação a Distância da Unicesumar.

Os cursos livres ofertados gratuitamente são "Adolescência e suas características psicossociais", "Afetividade no ambiente escolar e familiar", "Libras", "Neurodidática" e "O Pedagogo e suas competências". Os cursos possuem 40 horas aulas e são certificados pela Unicesumar.

A campanha

A campanha "Heróis da Educação" reconhece e coloca os professores como atores fundamentais para a transformação de um país. Por meio da reflexão, a Unicesumar homenageia estes profissionais que, mesmo diante do pior cenário, ainda insistem em seguir por este caminho. A ação também é uma crítica à cultura brasileira da falta de respeito ao professor em sala de aula.  E a homenagem vem em forma de incentivo: a capacitação para reconhecer todo o esforço e motivá-los a seguir, sempre, em frente.

Tiago Stachon, diretor-executivo de Marketing da EAD Unicesumar, explica que existe uma verdade sobre o trabalho do professor: o conhecimento que ele repassa em sala de aula não acaba ali. "Valorizar um professor é reconhecer que o trabalho que ele faz ultrapassa os limites da sala de aula e está presente nas conquistas do futuro médico, advogado, bombeiro, arquiteto e tudo aquilo que o estudante quiser ser", destaca.

Confira o primeiro filme da campanha, que retrata a história da professora Maria do Rosário, que em 35 anos de magistério ajudou a construir 30 prédios, contribuiu com estudos sobre a cura de Alzheimer, conquistou uma copa do mundo de futebol e fundou uma ONG que ajuda pessoas em situação de rua, sem sair da sala de aula.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.