Com sintomas como febre, dor de cabeça e rigidez na nuca, a meningite causa inflamação nas meninges, que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
Com sintomas como febre, dor de cabeça e rigidez na nuca, a meningite causa inflamação nas meninges, que envolvem o cérebro e a medula espinhal.| Foto: Shutterstock
  • Por Vaccine Curitiba
  • 02/09/2021 16:37

Já ouviu falar em meningite meningocócica? Também conhecida como doença meningocócica, essa é uma das formas mais graves de meningite bacteriana.

Alguns dos seus sintomas são febre alta, dor de cabeça forte e náuseas, podendo até mesmo levar a óbito em 24 horas.

Apesar de atingir pessoas em qualquer faixa etária, ela afeta principalmente crianças e adolescentes. Transmissível por secreções respiratórias, a meningite meningocócica é causada pela Neisseria meningitidis, causando inflamação nas meninges que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Diagnóstico e tratamento

A doença tem cura e pode ser tratada, mas o tratamento deve começar o quanto antes para tentar evitar quaisquer sequelas físicas e  neurológicas. O grande problema é que, muitas vezes, os sintomas iniciais são  confundidos com outras doenças.

No caso de suspeita, o ideal é ir ao pronto-socorro, onde o médico irá solicitar a coleta de sangue e do líquor, presente na medula espinhal, baseado no histórico do paciente e avaliação clínica.

A meningite meningocócica tem cura, porém – por ter uma evolução muito rápida – pode ser imprevisível e deixar sequelas como perda de audição, alterações neurológicas ou até amputação de membros.

Cuidado e profissionalismo para uma vacinação segura e eficaz? Conte com a Vaccine Curitiba

A vacina é a melhor maneira de prevenir.
A vacina é a melhor maneira de prevenir.| Shutterstock

Como evitar a meningite meningocócica

A melhor forma de evitar a meningite meningocócica é através da vacina, que deve ser incluída no calendário de vacinação da criança. Como existem diferentes manifestações da doença, existem também diferentes vacinas, sendo a ACWY (Meningocócica Conjugada Quadrivalente) e a meningite B.  Recomenda-se para todas as faixas etárias, além de viajantes que possam se expor ao risco de contrair a doença.

Outros cuidados como evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas, manter o ambiente bem ventilado e cuidados com a higiene pessoal ajudam a evitar o contágio pela doença.

A vacina ACWY e meningite B são encontradas em clínicas privadas de vacinação, como na Vaccine Curitiba, que trabalha com todas as vacinas  e oferece toda a estrutura física e profissional para uma vacinação segura.

A vacinação é a forma mais eficiente de se proteger de doenças infectocontagiosas e evitar a evolução para quadros graves. Fique atento à sua carteirinha de vacinação e não deixe de se imunizar.

Você pode entrar em contato com a Vaccine Curitiba para uma consultoria vacinal gratuita, onde os profissionais irão te ajudar a entender se você precisa ou não da vacina e quais os cuidados necessários. Clique aqui e saiba mais sobre os serviços oferecidos.