Alimentos mais saudáveis: confira o que precisa fazer parte da sua dieta diariamente
| Foto:
  • Por Veg e Lev
  • 31/01/2023 13:29

Uma das principais metas que sempre estão na lista de ano novo é perder peso. Para isso, é necessário manter o equilíbrio entre a prática de exercícios físicos e consumir alimentos saudáveis.

Mas na verdade, perder peso vai ser só um dos benefícios que você vai conquistar ao colocar em sua rotina alimentos saudáveis. Com essa meta, você também vai ter mais disposição, o intestino funcionará melhor e terá um sono de qualidade.

Pirâmide alimentar: como são classificados os alimentos saudáveis

Não existe muito segredo para comer bem; o importante é ter foco e disciplina, e consumir uma variedade de alimentos saudáveis diariamente.

A pirâmide alimentar brasileira, adaptação feita pela Anvisa da pirâmide original norte-americana para nosso cardápio, sugere que diariamente sejam consumidos os seguintes grupos de alimentos:

Grupo 1: Carboidratos Composto por carboidratos presentes em tubérculos (batata, batata doce, inhame, mandioca), pães e cereais (arroz, aveia, chia etc.). É importante sempre dar preferência aos grãos integrais, pois aumentam a sensação de saciedade e são mais aproveitados pelo organismo.

A Anvisa sugere o consumo de 8 porções desses alimentos por dia, com 150 kcal a cada refeição, para uma dieta de 2.500 kcal.

Grupo 2: Hortaliças

Os vegetais, como chuchu, beterraba, abobrinha, brócolis, couve e muitos outros, são parte importante de uma alimentação saudável, pois são alimentos que contêm vitaminas, sais minerais e outros compostos que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

O ideal é consumir 3 porções por dia desse grupo de alimentos.

Grupo 3: Frutas

As frutas podem ser consumidas in natura ou em forma de sucos. São alimentos saudáveis e práticos, que servem como um ótimo lanche entre as refeições. Dê preferência às frutas da época, que são mais doces, e você as encontra com mais variedade e com um preço melhor.

A sugestão de consumo é de 3 porções de frutas diariamente.

Grupo 4: Leites, queijos e iogurtes

Os laticínios são uma fonte importante de proteína e cálcio. Por isso, devem ser consumidos diariamente. Caso você tenha restrições por intolerância ou alergia, pode encontrar estes nutrientes em outras fontes vegetais.

A quantidade recomendada também é de 3 porções por dia. Escolha laticínios que fornecem menor quantidade de gordura, como ricota, iogurte light e leite desnatado.

Grupo 5: Carnes e ovos

As carnes e ovos são importantes fontes de proteína, ferro e gordura. Dê preferência a cortes magros de carne, frango ou peixe e preparos como grelhado e assado. Assim, você consome de maneira saudável estes nutrientes. Evite embutidos, como calabresa, bacon, presunto, pois contêm alto teor de sódio.

A recomendação de consumo é de 2 porções desse alimento por dia.

Grupo 6: Leguminosas

Inclua diariamente uma porção de leguminosas em sua alimentação, como vagem, ervilha, feijão, lentilha, grão de bico etc.. É interessante fazer essa variação das leguminosas para que você conheça novos alimentos e se apaixone por novos pratos.

As leguminosas são ricas em fibras, auxiliam no bom funcionamento do intestino, ajudam no controle do colesterol e, quando incluídos em pratos, aumentam a sensação de saciedade.

Grupo 7: Óleos e gorduras

Os óleos e gorduras fazem parte do topo da pirâmide, pois são alimentos ricos em calorias e devem ter o consumo controlado. Os alimentos deste grupo são fontes de energia, além de serem responsáveis pelo transporte de vitaminas do complexo B.

Para fazer boas escolhas, você pode consumir diariamente uma porção de castanhas, amêndoas, nozes ou amendoim.

Grupo 8: Açúcares

Eles agradam o paladar de todo mundo; estão presentes em doces, chocolates, bolos etc.. São as fontes de energia, altamente calóricos, e devem ser consumidos com moderação, sendo recomendado apenas uma porção de 100 kcal por dia.

Se você quer fazer uma dieta de perda de peso, deve considerar retirar do cardápio este grupo de alimentos.

Seguindo essa rotina de alimentação diariamente, com certeza você perceberá resultados na balança e na melhora de qualidade de vida.

Pratos saudáveis

Se existe uma realidade do qual o Veg e Lev não abre mão é a de oferecer pratos balanceados, pensados para oferecer, na mesma proporção, sabor e os nutrientes que o organismo precisa, tudo na medida certa.

Quer um exemplo? o Brasileirinho, um dos pratos servidos no almoço, é feito com arroz cateto e vermelho, feijão preto, couve refogada e purê de abóbora cabotiá. Na versão vegana, o cliente pode escolher como proteína os bifinhos veggie ou de grão-de-bico. Como opções de proteína animal, temos filé de frango ou tilápia.