As esquadrias de PVC ocupam vãos mais amplos sem gerar espaços indesejados para a entrada de ar e umidade.
As esquadrias de PVC ocupam vãos mais amplos sem gerar espaços indesejados para a entrada de ar e umidade.| Foto: Nando Fischer
  • Por Via Bianco Esquadrias
  • 27/07/2022 10:04

Integrar áreas internas e externas é o novo grito da arquitetura contemporânea. Isso talvez se explique a partir da experiência pesada e cansativa que o mundo enfrentou nos últimos dois anos, com a necessidade da reclusão em virtude da pandemia da covid-19. A casa se tornou, durante esse período, espaço ainda mais seguro para se estar, e com isso, o desejo de estar mais próximo da natureza, de aproveitar a vida em sua integridade, foi ampliado. Assim, muitos projetos propõem hoje a integração entre áreas internas e externas, estabelecendo o lar como um refúgio não restrito exclusivamente a quatro paredes, mas que envolve também todo o ambiente ao redor.

Foi isso o que sonhou uma família residente do bairro Campo Comprido, em Curitiba. Ao construir uma casa luxuosa de 650 m2, dividida em dois pavimentos, procurou por um projeto que integrasse as áreas internas e externas. Algo que lhes permitisse curtir a natureza ao redor do conforto do living, da cozinha ou de qualquer outro ambiente interno. Para isso, precisaria de paredes transparentes. Foi o que proporcionaram as esquadrias de PVC da Via Bianco.

Graças à tecnologia empregada em sua produção, as esquadrias de PVC da Via Bianco conseguem preencher vãos amplos, mantendo características essenciais como a vedação e estanqueidade, com o uso de componentes específicos para esta aplicação.  Sua robustez oferece tanto isolamento térmico – evitando também a entrada de umidade – quanto acústico. O PVC permite ainda alterações estéticas e adaptação total a detalhes do projeto.

A piscina que ‘entra’ em casa

O projeto aproxima não apenas as áreas interna à externa; do lado de dentro, os cômodos também dialogam uns com os outros, oferecendo aos moradores uma sensação constante de amplitude e, ao mesmo tempo, de sofisticação e aconchego. Assim, a cozinha é integrada com a sala e também com a área da churrasqueira. Mais: a piscina “entra” na casa, ao ter uma de suas bordas próximas às áreas da cozinha e de estar. É a maneira que o projeto concretiza o conceito de harmonia entre o lazer e o viver.

A piscina, que parece entrar pela casa, e as esquadrias que funcionam como paredes transparentes aumentam a sensação de amplitude e integração das áreas internas e externas.
A piscina, que parece entrar pela casa, e as esquadrias que funcionam como paredes transparentes aumentam a sensação de amplitude e integração das áreas internas e externas.| Crédito: Nando Fischer

“A grande inspiração do projeto era criar uma casa moderna, mas que também fosse atemporal”, explica o arquiteto Maximiliano Scandelari, do escritório Maximiliano Scandelari Arquitetura. “Para isso, utilizamos pedra, vido e madeira, que pontuaram positivamente para caracterizar a obra e trazer o aconchego que a família desejava”, acrescenta.

O grande pé direito duplo tornou ainda mais evidente a paisagem ao redor da casa e conferiu ainda maior integração à área de lazer e à piscina. “Procuramos fazer uma casa alta, ventilada e bem ensolarada, atributos que, aliados a ótimos fornecedores, como a Via Bianco, fizeram deste projeto uma parceria perfeita”, analisa Maximiliano.

Cozinha e área externa se aproximam como se fossem praticamente uma unidade só.
Cozinha e área externa se aproximam como se fossem praticamente uma unidade só.| Crédito: Nando Fischer

Conheça cinco benefícios da esquadria de PVC

Isolamento térmico e acústico: esse tipo de esquadria é eficiente na baixa permeabilidade de sons e temperatura, através de seus perfis com multi-câmaras, criando um ambiente mais aconchegante.

Estanqueidade: o material impede a entrada de água, vento e insetos, isso se dá por conta dos cantos termo soldados, uso de borrachas e escovas de vedação e ferragens de alto desempenho.

Durabilidade: por ser feito de um material resistente aos efeitos do tempo e da natureza, como Sol, chuva, maresia, cupins, fungos e bactérias, o produto pode chegar a mais de 50 anos em perfeitas condições.

Sustentável: as esquadrias de PVC são recicláveis, possuem um processo produtivo que exige menos energia e também colaboram ativamente para eficiência energética.

Fácil limpeza e manutenção: O PVC é um material de fácil limpeza e higienização, necessita apenas de água e sabão para mantê-lo limpo. Também possui baixa taxa de manutenção, uma vez que dispensa pintura ou aplicação de verniz e seus componentes são facilmente reguláveis.

Esquadrias de PVC Via Bianco oferecem entrada constante de luz natural no ambiente externo.
Esquadrias de PVC Via Bianco oferecem entrada constante de luz natural no ambiente externo.| Crédito: Nando Fischer

Acesse o site da Via Bianco para ter acesso ao catálogo e aos projetos que receberam esquadrias de PVC da marca.