Modernidade, segurança e conforto: certificação LEED é marca presente em construções sustentáveis
| Foto: Shutterstock
  • Por VRF Engenharia
  • 03/09/2021 18:16

Cada vez mais a sustentabilidade tem sido ponto central na elaboração de projetos, obras e construções mundo afora. O impacto da adoção de modelos de construção sustentável trazem benefícios para a sociedade em diferentes níveis, ambientais e econômicos.

A reorganização do modo de pensar espaços públicos e privados está acompanhada de uma série de mudanças implementadas no processo de construção de edificações.

Um estudo do Green Building Council revela que o Brasil já ocupa o 4 ̊ lugar no ranking mundial de construções sustentáveis. E Curitiba é a cidade que concentra o maior número de pedidos de registro de empreendimentos sustentáveis.

Portanto, questões como a opção por materiais de baixo impacto ambiental, a redução do consumo de água e energia, bem como a contratação de empresas prestadoras de serviço que tenham compromisso com a sustentabilidade, se tornam cada vez mais presentes na construção civil.

Certificados que garantem parâmetros de sustentabilidade

Para garantir que um escritório, prédio comercial ou residência esteja adequado aos parâmetros de sustentabilidade, uma série de certificações foram criadas por organizações internacionais. O Green Building Council Brasil é responsável pela emissão do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no país.

Esse sistema de créditos estabelece estratégias e padrões para a criação de edifícios sustentáveis. Eficiência energética e qualidade do ar são dois critérios que podem ser avaliados e implantados através dessa ferramenta.

Nesse sentido, o LEED auxilia na promoção da saúde e do bem-estar nos níveis social, ambiental e econômico. Além disso, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas indica que prédios com certificação LEED possuem valorização de 4 a 8% nos valores de aluguel.

Profissionais e empresas credenciadas LEED estão alinhadas ao uso de tecnologias de greenbuilding e adoção de práticas sustentáveis. Para Cleber Roberto Campos, gerente comercial da VRF Engenharia, o compromisso com o desenvolvimento verde é um dos focos da empresa.

“Nós somos filiados ao Green Building Council Brasil desde 2009. Temos know-how para colocar em prática todos os procedimentos relacionados aos cuidados de uma instalação LEED. A nossa proposta é transformar obras em projetos mais sustentáveis possível”, comenta.

VRF Engenharia é filiada ao Green Building Council

A VRF Engenharia promove a eficiência energética em seus projetos de climatização e apoia ações sustentáveis. A empresa é referência de mercado em obras LEED, além de ser especializada no sistema VRF (Fluxo Refrigerante Variável).

Por ser o sistema energeticamente mais eficiente de sua categoria, o VRF é ideal para empreendimentos que buscam o selo verde. A VRF Engenharia oferece serviços de qualidade associados ao cuidado com o meio ambiente.

Confira o portfólio da empresa e faça seu orçamento pelo site!