Com os produtos corretos e a limpeza adequada, itens em inox podem manter o brilho por muitos anos, mesmo sendo utilizados constantemente.
Com os produtos corretos e a limpeza adequada, itens em inox podem manter o brilho por muitos anos, mesmo sendo utilizados constantemente.| Foto: Divulgação
  • Por Xteel
  • 20/05/2022 12:04

Quem não gosta de olhar para os acessórios de cozinha em inox e vê-los brilhando como novos, mesmo depois de anos de uso? A comida parece mais saborosa ao ser preparada em uma panela de aço inoxidável, que brilha como se tivesse acabado de ser retirada da embalagem. A cozinha ganha um brilho único ao contar com cubas, calhas secas e úmidas em inox bem conservadas. O inox garante um aspecto de limpeza e de sofisticação a qualquer ambiente onde é empregado.

Dentre as inúmeras vantagens do aço inoxidável (por ter, em sua composição, o cromo que, em contato com o oxigênio, criar uma película protetora contra a ferrugem) estão a facilidade em sua forja – pode ser dobrado, moldado, prensado e trabalhado em formatos diferentes –, a resistência a altas temperaturas, o fato de ser 100% reciclável, o que reduz impactos ambientais, a facilidade de manutenção e de fácil limpeza. O que faz dele um produto higiênico e, por isso, utilizado constantemente pelas indústrias alimentícia, farmacêutica e sucroalcooleira, por exemplo.

Mas para que uma peça de aço inox constantemente utilizada não perca essas características, mesmo após longos períodos de uso, é preciso que a manutenção seja feita com os cuidados necessários, observando os detalhes do material. Produtos químicos inadequados podem danificar uma peça. Já o uso correto dos produtos dedicados à limpeza do inox prolonga a vida útil do produto, evitando manchas indesejáveis e aquele aspecto de que o item não deve ser mais utilizado.

A XTeel, pioneira em calha úmida no mercado nacional e especializada em acessórios de cozinha, tem em sua linha de produtos calhas secas e úmidas, cubas e lixeiras para bancadas, todos em inox, com design e durabilidade incomparáveis. Com o uso e a manutenção adequados, serão os protagonistas da sua cozinha por muitos anos, graças à qualidade, à durabilidade e ao brilho constante desses produtos.

Para auxiliar no cuidado com os utensílios de inox, a empresa oferece o Brilho Inox Xteel, desenvolvido especificamente para a limpeza e manutenção de utensílios em aço inoxidável. Composto por óleos minerais, este abrilhantador e polidor, totalmente seguro para ser usado em área de manipulação de alimentos, forma uma película protetora contra ferrugem, sujeira e marcas digitais, garantindo brilho uniforme e evitando o desgaste e as manchas causadas pelo contato manual.

Brilho Inox Xteel: recomendado para todo tipo de superfície em inox, de bancadas e coifas a porta de geladeira e placas de inox em elevadores e escadas rolantes.
Brilho Inox Xteel: recomendado para todo tipo de superfície em inox, de bancadas e coifas a porta de geladeira e placas de inox em elevadores e escadas rolantes.| Crédito: Divulgação

O Brilho Inox Xteel é recomendado para todos os tipos de superfície em inox, de bancadas, coifas (áreas interna e externa) e portas de geladeira a equipamentos como placas de inox em elevadores e escadas rolantes. Deve ser utilizado puro, sem diluição em água.

Assim, como especialistas em itens e acessórios elaborados em aço inox, separamos para você dicas fundamentais para a manutenção e a limpeza do material que você tem na cozinha, no banheiro e em demais áreas de sua casa ou escritório.

Manutenção semanal e produtos corretos

Este é o primeiro passo, e o mais importante, para garantir o bom uso de qualquer peça ou acessório em aço inox. Assim, cubas, calhas, lixeiras e demais itens em inox precisam ser lavados semanalmente com água corrente. Os dois principais inimigos do inox são os restos de alimentos e produtos químicos. Ambos afetam diretamente o produto por retirarem a camada de proteção do inox.

Antes de aplicar qualquer produto para limpar panelas, torneiras, cubas, lixeiras, calhas e outras peças de inox, verifique a recomendação do fabricante das peças. O ideal é buscar sempre itens de limpeza feitos especificamente para o material.

Nunca deixe resíduos orgânicos nas peças de inox. Para remover, use sempre detergente neutro, sabão neutro ou os produzidos especificamente para a limpeza, como o Brilho Inox Xteel. Nunca utilize água sanitária ou produtos de composição parecida. E fuja dos produtos químicos corrosivos ou de esponjas de aço. Utilize um pano úmido em água ou o lado macio (amarelo) da esponja de cozinha.

Limpe bem os cantos e a parte onde os acessórios ficam apoiados; as impurezas que se acumulam nessas regiões podem causar manchas superficiais de ferrugem. Evite também o uso em demasia de ingredientes como o sal que, em grandes concentrações, podem causar danos ao aço inox.

Ainda que o inox suporte altas temperaturas, é importante estar atento à frequência com que panelas, frigideiras, talheres e outros itens ficam expostos ao calor muito alto. O uso exagerado pode provocar manchas e queimaduras a peças em inox.

No caso de surgimento de manchas esbranquiçadas ou pequenos pontos de ferrugem na calha, proceda da seguinte maneira: umedeça a parte verde da esponja com água e sabão ou detergente neutro; observe o sentido do escovamento (acabamento) da peça em relação à mancha e a esfregue com a esponja. É importante que o movimento seja executado com cuidado, seguindo o sentido do escovamento. Assim que a mancha desaparecer, remova bem os resíduos e jogue água corrente sobre o local.

No caso das calhas secas, adote pano úmido e detergente neutro para a limpeza de rotina. Evite água em grandes quantidades diretamente dentro da peça; como há um recorte para a passagem de fiação elétrica, a água pode passar pelo recorte e chegar à parte interna do armário. A calha seca não foi projetada para receber grandes quantidades de líquido.

Com a manutenção dos produtos de aço inox feitas corretamente, você terá acessórios brilhantes como novos por muito tempo.