
Ouça este conteúdo
No dia 7 de outubro de 2023, o grupo terrorista Hamas invadiu Israel por céu, terra e mar. De forma brutal, assassinou mais de 1200 pessoas entre bebês, mulheres e idosos, além de sequestrar mais de 250.
Dos cativos, mais de 40 ainda permanecem no enclave. Dois anos após o ataque terrorista, a Gazeta do Povo separou cinco documentários sobre o tema para você entender melhor a história e todo o desespero de Israel. Confira a lista e onde assisti-los.
VEJA TAMBÉM:
Gritos Antes do Silêncio
Apresentado por Sheryl Sandberg, ex-COO da Meta, o documentário Gritos Antes do Silêncio traz relatos de mulheres, entre sobreviventes do 7 de outubro e reféns libertadas, que contam as violações sexuais perpetradas por terroristas do Hamas.
Segundo a produção, mesmo com todas as evidências de violência sexual perpetrada pelos terroristas, "essas atrocidades têm recebido pouca atenção de grupos de direitos humanos e organizações internacionais, com muitos líderes políticos e da mídia tentando minimizar ou negar os acontecimentos".
Em março de 2024, a representante especial da ONU sobre Violência Sexual em Conflitos reconheceu que especialistas encontraram "informações claras e convincentes" de estupro e tortura cometida contra reféns capturados durante os ataques terroristas de 7 de outubro.
Onde assistir: RecordPlus.
From The River to the Sea (Do Rio ao Mar)
Produção da Brasil Paralelo, From The River to the Sea se propõe a introduzir a história do conflito israelense-palestino e viaja até o Oriente Médio em busca de respostas e relatos.
A produtora nacional entrevista sobreviventes do ataque terrorista de 7 de outubro, o filho de um dos fundadores do Hamas, pessoas que já se envolveram com o terrorismo anteriormente, historiadores e estudiosos locais, civis de Gaza e Israel, além de autoridades.
O conteúdo disponibilizado gratuitamente no YouTube já conta com mais de 5.6 milhões de acessos e já recebeu prêmios internacionais – como o do Friends of Zion Museum, em Jerusalém, por ter reconhecido o impacto e a profundidade do documentário em expor o conflito e combater o antissemitismo.
Onde assistir: YouTube (gratuito).
Ainda É 7 de Outubro
Outra produção nacional, copruzida pela Band, o documentário Ainda É 7 de Outubro traz depoimentos de sobreviventes dos ataques terroristas do Hamas.
O documentário traz relatos de Rafael Zimerman e Rafaela Treistman, dois brasileiros que sobreviveram ao massacre do Nova Festival, rave alvejada pelos terroristas e que pela primeira vez, voltaram ao bunker onde conseguiram se salvar naquele dia.
Além do lado israelense, a obra dirigida e roteirizada pela jornalista Sabrina Abreu, compila depoimentos - diretos da Cisjordânia - sobre como palestinos enxergam as consequências da guerra.
Onde assistir: Bandplay (gratuito).
Kibbutz Be'eri – October 7, 2023
Disponível na plataforma israelense de streming IZZY – que recentemente chegou ao Brasil – o documentário conta como o Kibbutz (comunidade) Be'eri, localizado ao sul de Israel, viveu as dramáticas horas do dia 7 de outubro de 2023.

Naquela manhã, terroristas eliminaram os seguranças de Be'eri, adentraram a região, atiraram indiscriminadamente nos residentes e executaram famílias inteiras. A produção mostra chamadas telefônicas interceptadas entre os residentes e as autoridades, bem como a demora para a chegada do resgate e o desespero de centenas de pessoas que perderam a vida.
Na comunidade, 101 pessoas foram mortas e mais de 30 levados para a Faixa de Gaza como reféns. Ao passo que os terroristas iam executando os civis, casas iam sendo incendiadas e até hoje, algumas estão carbonizadas.
O Kibbutz Be'eri, cenário de um dos piores massacres do 7 de outubro, se tornou um símbolo de tragédia, bem como da brutalidade do ataque terrorista.
Onde assistir: IZZY.
The Children of October 7 - As Crianças do 7 de Outubro
Sequestradas, órfãs e traumatizadas. Prepare-se para ouvir fortes relatos de crianças que, de alguma forma, foram envolvidas nos ataques do dia de 7 de outubro, no documentário curta-metragem As Crianças do 7 de Outubro.
"Eles abriram a porta, atiraram com metralhadoras para todos os lados. Jogaram uma granada [...] Explodiu. Meu pai gritou que perdeu o braço. Eu não vi meu pai cair. Mas eu reconheci minha mãe, soube que ela morreu imediatamente", diz Rotam Mattias, um dos jovens que compartilha sua história no documentário.
A obra é apresentada pela dançarina e ativista Pró-Israel, Montana Tucker, e os entrevistados têm entre 11 e 17 anos. De acordo com informações da agência de notícias AFP, no ataque terrorista de 7 de outubro 37 crianças foram assassinadas.
Onde assistir: Paramount+.






