Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dois anos depois

7 de outubro: cinco documentários sobre o ataque terrorista do Hamas em Israel

Bandeira e Israel, em 7 de outubro de 2023
Cinco produções percorrem o ataque terrorista do dia 7 de outubro de 2023 (Foto: Taylor Brandon | Unsplash)

Ouça este conteúdo

No dia 7 de outubro de 2023, o grupo terrorista Hamas invadiu Israel por céu, terra e mar. De forma brutal, assassinou mais de 1200 pessoas entre bebês, mulheres e idosos, além de sequestrar mais de 250.

Dos cativos, mais de 40 ainda permanecem no enclave. Dois anos após o ataque terrorista, a Gazeta do Povo separou cinco documentários sobre o tema para você entender melhor a história e todo o desespero de Israel. Confira a lista e onde assisti-los.

VEJA TAMBÉM:

Gritos Antes do Silêncio

Apresentado por Sheryl Sandberg, ex-COO da Meta, o documentário Gritos Antes do Silêncio traz relatos de mulheres, entre sobreviventes do 7 de outubro e reféns libertadas, que contam as violações sexuais perpetradas por terroristas do Hamas.

Segundo a produção, mesmo com todas as evidências de violência sexual perpetrada pelos terroristas, "essas atrocidades têm recebido pouca atenção de grupos de direitos humanos e organizações internacionais, com muitos líderes políticos e da mídia tentando minimizar ou negar os acontecimentos".

Em março de 2024, a representante especial da ONU sobre Violência Sexual em Conflitos reconheceu que especialistas encontraram "informações claras e convincentes" de estupro e tortura cometida contra reféns capturados durante os ataques terroristas de 7 de outubro.

Onde assistir: RecordPlus.

From The River to the Sea (Do Rio ao Mar)

Produção da Brasil Paralelo, From The River to the Sea se propõe a introduzir a história do conflito israelense-palestino e viaja até o Oriente Médio em busca de respostas e relatos.

A produtora nacional entrevista sobreviventes do ataque terrorista de 7 de outubro, o filho de um dos fundadores do Hamas, pessoas que já se envolveram com o terrorismo anteriormente, historiadores e estudiosos locais, civis de Gaza e Israel, além de autoridades.

O conteúdo disponibilizado gratuitamente no YouTube já conta com mais de 5.6 milhões de acessos e já recebeu prêmios internacionais – como o do Friends of Zion Museum, em Jerusalém, por ter reconhecido o impacto e a profundidade do documentário em expor o conflito e combater o antissemitismo. 

Onde assistir: YouTube (gratuito).

Ainda É 7 de Outubro

Outra produção nacional, copruzida pela Band, o documentário Ainda É 7 de Outubro traz depoimentos de sobreviventes dos ataques terroristas do Hamas.

O documentário traz relatos de Rafael Zimerman e Rafaela Treistman, dois brasileiros que sobreviveram ao massacre do Nova Festival, rave alvejada pelos terroristas e que pela primeira vez, voltaram ao bunker onde conseguiram se salvar naquele dia. 

Além do lado israelense, a obra dirigida e roteirizada pela jornalista Sabrina Abreu, compila depoimentos - diretos da Cisjordânia - sobre como palestinos enxergam as consequências da guerra.

Onde assistir: Bandplay (gratuito).

Kibbutz Be'eri – October 7, 2023

Disponível na plataforma israelense de streming IZZY – que recentemente chegou ao Brasil – o documentário conta como o Kibbutz (comunidade) Be'eri, localizado ao sul de Israel, viveu as dramáticas horas do dia 7 de outubro de 2023.

Um soldado israelense dentro de uma casa destruída no Kibutz Beeri, perto da fronteira com Gaza, no sul de Israel, em 25 de outubro de 2023, onde pelo menos 130 membros do Kibutz foram mortos pelo grupo terrorista Hamas. (Foto: ABIR SULTAN/EFE/EPA)

Naquela manhã, terroristas eliminaram os seguranças de Be'eri, adentraram a região, atiraram indiscriminadamente nos residentes e executaram famílias inteiras. A produção mostra chamadas telefônicas interceptadas entre os residentes e as autoridades, bem como a demora para a chegada do resgate e o desespero de centenas de pessoas que perderam a vida.

Na comunidade, 101 pessoas foram mortas e mais de 30 levados para a Faixa de Gaza como reféns. Ao passo que os terroristas iam executando os civis, casas iam sendo incendiadas e até hoje, algumas estão carbonizadas.

O Kibbutz Be'eri, cenário de um dos piores massacres do 7 de outubro, se tornou um símbolo de tragédia, bem como da brutalidade do ataque terrorista.

Onde assistir: IZZY.

The Children of October 7 - As Crianças do 7 de Outubro

Sequestradas, órfãs e traumatizadas. Prepare-se para ouvir fortes relatos de crianças que, de alguma forma, foram envolvidas nos ataques do dia de 7 de outubro, no documentário curta-metragem As Crianças do 7 de Outubro.

"Eles abriram a porta, atiraram com metralhadoras para todos os lados. Jogaram uma granada [...] Explodiu. Meu pai gritou que perdeu o braço. Eu não vi meu pai cair. Mas eu reconheci minha mãe, soube que ela morreu imediatamente", diz Rotam Mattias, um dos jovens que compartilha sua história no documentário.

A obra é apresentada pela dançarina e ativista Pró-Israel, Montana Tucker, e os entrevistados têm entre 11 e 17 anos. De acordo com informações da agência de notícias AFP, no ataque terrorista de 7 de outubro 37 crianças foram assassinadas.

Onde assistir: Paramount+.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.