
Ouça este conteúdo
Há quem viaje por comida, natureza ou arte – e há quem viaje por cinema. O chamado turismo cinematográfico vem crescendo em todo o mundo, impulsionado pelo desejo de conhecer locais reais de filmagem que se tornaram ícones da cultura pop.
Ver de perto o cenário onde um herói lutou, uma família se reencontrou ou um casal se viu pela primeira vez, transformando a paisagem em tela de cinema, é uma experiência que mistura emoção, curiosidade e, claro, boas fotos.
Mas o que faz desses locais algo tão especial para ser visitado? É o contraste entre o real e o imaginário. Um deserto no Arizona pode virar o velho oeste. Um vilarejo na Nova Zelândia pode se transformar na Terra Média. E o que antes era apenas um castelo antigo pode hoje ser reconhecido como a escola de magia mais famosa do cinema.
VEJA TAMBÉM:
1. Monument Valley (EUA) — o palco terno dos faroestes
Entre o Arizona e Utah, no coração do território navajo, nos Estados Unidos, está o Monument Valley, cenário de inúmeros clássicos do gênero faroeste. Filmes como Rastros de Ódio (1956), Meu Ódio Será Sua Herança (1969) e até Forrest Gump (1994) usaram estas famosas formações rochosas avermelhadas como pano de fundo.

E para ver com os próprios olhos é fácil: é possível visitar o parque de carro, por conta própria ou com guias locais indígenas, que oferecem passeios com contexto histórico e cultural, como um bom turismo cinematográfico.
A paisagem é praticamente a mesma que aparece nos filmes, uma imensidão silenciosa e impressionante. Ideal para quem gosta de estrada, fotografia e filmes clássicos.
2. Matamata (Nova Zelândia) — a vila dos hobbits
No interior da Nova Zelândia, a pequena cidade de Matamata se tornou mundialmente famosa por abrigar o Hobbiton Movie Set, cenário usado nas trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit. As casas redondas, os jardins impecáveis e o “The Green Dragon Inn” foram mantidos exatamente como aparecem nos filmes.

E o melhor de tudo é que este passeio é totalmente acessível no turismo cinematográfico. As visitas guiadas diárias, com transporte a partir de Auckland, permitem que os turistas e fãs, tirem fotos, entrem em algumas das tocas e até provem uma cerveja artesanal inspirada na produção.
Um dos locais de cinema mais visitados do mundo, e um ótimo exemplo de como uma locação pode transformar a economia local.
3. Dubrovnik (Croácia) — a King’s Landing em Game of Thrones
Inspirada em uma série de livros do autor George R. R. Martin, Game of Thrones rapidamente se tornou um sucesso mundial ao ser adaptada para televisão pela HBO e popularizou destinos que antes eram pouco conhecidos. Um dos principais deles foi a cidade de Dubrovnik, na Croácia, que serviu como cenário para King’s Landing, a capital dos Sete Reinos.
As muralhas medievais e o mar Adriático compõem uma das paisagens mais impressionantes da Europa. E sim, a cidade soube muito bem como aproveitar todo este fenômeno.

Atualmente, há turismo cinematográfico que percorrem pontos usados nas filmagens, como a escadaria da “Caminhada da Vergonha” e a Fortaleza Lovrijenac. Mesmo quem nunca viu a série vai se encantar com o centro histórico da cidade que é inclusive tombado pela Unesco.
4. Oxford (Inglaterra) — a inspiração para Hogwarts
A franquia de filmes Harry Potter talvez seja um dos casos de maior sucesso quando o assunto é turismo cinematográfico. Os corredores de pedra e os pátios da Oxford University, na Inglaterra, serviram de inspiração direta para a arquitetura de Hogwarts. A Christ Church College, por exemplo, foi local de filmagem para as inúmeras cenas no salão principal da escola fictícia criada por J.K.Rowling.

O acesso é simples para turismo cinematográfico: Oxford fica a pouco mais de uma hora de trem de Londres e é possível visitar as locações em horários específicos com a compra de ingressos antecipados em que você poderá caminhar pelos corredores que aparecem nos filmes e até participar de tours temáticos.
É um destino que une história, literatura e cinema — uma boa pedida para famílias com crianças ou fãs da saga.
5. Ilha de Skellig Michael (Irlanda) — o refúgio de Luke Skywalker
A Skellig Michael, uma ilha rochosa a 12 km da costa da Irlanda, ganhou fama após aparecer no filme de uma das sagas mais adoradas ao redor do mundo: Star Wars. Em O Despertar da Força (2015) e Os Últimos Jedi (2017), o local serviu como o refúgio do Jedi Luke Skywalker.

A visita é possível, mas limitada: o número de turistas por dia é controlado para preservar o ecossistema e o mosteiro do século VI que existem ali.
Barcos partem da vila de Portmagee durante o verão europeu, e o passeio dura o dia todo. O esforço é recompensado com vistas únicas do Atlântico e uma forte sensação de isolamento – digna de um verdadeiro mestre Jedi.
6. Matera (Itália) — cenário de 007 – Sem Tempo para Morrer
A histórica cidade de Matera, no sul da Itália, serviu como locação para cenas de ação do filme 007 – Sem Tempo para Morrer. Conhecida por seus Sassi (antigos bairros de pedra esculpidos nas rochas) Matera oferece ruas estreitas e arquitetura única, perfeitas para cenas de perseguições e de suspense do filme, dignas do agente secreto mais famoso da cultura pop.

A cidade é totalmente visitável a pé, com tours guiados que mostram os principais pontos usados nas filmagens, além de cafés e mirantes para fotos incríveis. É um destino que combina turismo cinematográfico, história e cultura, e que se tornou ainda mais famoso entre os fãs de filmes de ação.
7. Petra (Jordânia) — o templo secreto de Indiana Jones
Em Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), o herói vivido por Harrison Ford descobre o Santo Graal em um templo escondido no deserto. Esse templo existe: é o Tesouro de Petra, na Jordânia, considerada desde 2007 uma das sete maravilhas do mundo moderno e patrimônio mundial da UNESCO.

A cidade esculpida em pedra arenosa pode ser visitada ao longo de todo o ano com turismo cinematográfico guiado partindo da cidade de Wadi Musa, que é a base mais próxima e conveniente para visitar o icônico monumento. O local é seguro, com estrutura turística consolidada e opções de hospedagem em na cidade próxima.
Além de ser um destino cinematográfico inesquecível é perfeito para quem gosta de história e aventura.



