
Ouça este conteúdo
Em 17 de outubro de 2019, a tentativa frustrada de capturar Ovidio Guzmán em Culiacán expôs nitidamente os limites do estado mexicano diante do crime organizado. As Forças Armadas, sobrecarregadas pela reação do Cartel de Sinaloa, recuaram. Guzmán foi libertado em poucas horas. Quatro anos depois, sua recaptura e subsequente extradição para os Estados Unidos não acabaram com o sentimento de fragilidade institucional. A Batalha de Culiacán: Herdeiros do Tráfico, dirigido pela diretora espanhola Fátima Lianes, reconstrói esse evento e suas implicações em uma série documental para a HBO Max.
Dividido em quatro capítulos, o material segue uma progressão que facilita a ordem narrativa. Começa com a confusão da operação e do colapso visível nas ruas, passa-se à genealogia do Cartel de Sinaloa, ao funcionamento de “Los Chapitos” e, finalmente, à erosão política e institucional que aquele dia deixou de legado.
Talvez o maior ponto forte de Fátima Lianes seja o distanciamento que ele toma da história. Primeiramente, ela evita qualquer tentação de sensacionalismo. A narrativa é bastante sóbria e contida ao abordar os aspectos mais cruéis. A diretora também evita explicações simplistas e nunca oferece ao espectador uma conclusão definitiva sobre o ocorrido. Embora esse distanciamento, sem maniqueísmo, seja provavelmente a abordagem mais honesta, às vezes também faz com que a análise pareça um tanto superficial em sua explicação da crise do opioide fentanil, da responsabilidade dos Estados Unidos e da cooperação do México.
As filmagens do documentário (imagens de celular, câmeras de segurança, entrevistas com membros do Cartel de Sinaloa) são de alta qualidade e elevam o aspecto audiovisual de um produto que atende a todos os padrões das séries documentais atuais. No final das contas, embora A Batalha de Culiacán: Herdeiros do Tráfico não forneça respostas às questões que levanta (nem pretende fazê-lo), a série oferece um vislumbre da complexidade do fenômeno do narcotráfico no México e deixa claro que, entre tantos que querem vencer, são sempre os inocentes que perdem.
© 2025 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.
- A Batalha de Culiacán: Herdeiros do Tráfico
- 2025
- 4 episódios
- Indicado para maiores de 16 anos
- Disponível na HBO Max





