Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prêmio britânico

“Ainda Estou Aqui” perde para “Emilia Pérez” na categoria de melhor filme internacional do BAFTA

A atriz Fernanda Torres em cena de "Ainda Estou Aqui"
A atriz Fernanda Torres em cena de "Ainda Estou Aqui" (Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

“Ainda Estou Aqui”, filme brasileiro estrelado por Fernanda Torres e dirigido por Walter Salles, que revive a história de Eunice e Rubens Paiva, perdeu neste domingo (16) o prêmio BAFTA, considerado o “Oscar britânico", na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa (que reconhece o melhor filme internacional) para a produção francesa “Emilia Pérez”, dirigida por Jacques Audiard e protagonizado pela atriz transgênero Karla Sofía Gascón.

O longa brasileiro e o francês concorriam na mesma categoria que Tudo Que Imaginamos Como Luz (representante da Índia), Kneecap (representante da Irlanda) e A Semente do Fruto Sagrado (representante da Alemanha).

A vitória de Emilia Pérez ocorreu em meio a controvérsias envolvendo sua protagonista. Karla Sofía Gascón vem enfrentando críticas nas últimas semanas por postagens antigas de teor considerado “racista e xenofóbico” feitas em suas redes sociais entre 2020 e 2021. Tais postagens vieram ao ar após Gascón criticar em algumas entrevistas a campanha promocional do filme brasileiro. "Emilia Pérez" estreou no Brasil neste mês.

Além da vitória na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, "Emilia Pérez" também garantiu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante para a americana Zoë Saldaña, que superou concorrentes como Jamie Lee Curtis (The Last Showgirl), Isabella Rossellini (Conclave) e Ariana Grande (Wicked).

Com a derrota no BAFTA, “Ainda Estou Aqui” irá tentar agora um reconhecimento no renomado Oscar, já que o filme concorre em três indicações na edição deste ano, que vai ocorrer no começo de março: Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional. No início de janeiro, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, sendo a primeira brasileira a conquistar a categoria. Além disso, a produção venceu o Goya como Melhor Filme Íbero-Americano e levou prêmios em festivais como Veneza, Vancouver e Miami. O longa brasileiro também perdeu na categoria de melhor filme internacional no Critics Choice Awards e no Globo de Ouro.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.