Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Thriller rural

Como Barry Keoghan se sai no bruto “Acabe com Eles”

Barry Keoghan interpreta Jack, que rouba duas ovelhas do vizinho
Barry Keoghan interpreta Jack, que rouba duas ovelhas do vizinho em "Acabe com Eles" (Foto: Divulgação Mubi)

Ouça este conteúdo

Ele é irlandês, tem 32 anos, luta boxe nas horas vagas e torce loucamente pelo time de futebol Manchester United. Barry Keoghan também já foi indicado ao Oscar por Os Banshees de Inisherin e ao Globo de Ouro como protagonista de Saltburn.

Vive um grande momento, portanto, o menino Keoghan. Também por isso vale a pena assistir a Acabe com Eles, filme do diretor estreante Christopher Andrews, que acaba de entrar no catálogo da plataforma Mubi com exclusividade. Trata-se de um thriller rural bem violento, com muita rivalidade entre vizinhos e uma impressionante dificuldade de se pedir perdão.

Acabe com Eles abre com a perspectiva de Michael O’Shea, um pastor de ovelhas vivido pelo ator americano Christopher Abbot, que se sai muito bem emulando o sotaque irlandês. Guiando seu carro com a mãe e a namorada de passageiras, ele surta ao ouvir que sua progenitora está decidida a se separar de seu pai. Acelera o automóvel descontroladamente e causa um acidente que mata sua mãe e marca o rosto da namorada.

Cabeça decepada

Vinte anos depois, a vida solitária de Michael é retratada na fazenda, pastoreando seu rebanho e cuidando de seu pai cadeirante e irascível. O caldo entorna quando Jack (Keoghan) rouba duas de suas ovelhas. Jack é filho de Gary e Caroline, a então namorada de Michael no fatídico acidente de carro. As famílias são vizinhas, mas experimentam realidades diferentes. Enquanto Michael e seu velho pai levam uma vida estável financeiramente, os vizinhos passam por crises – tanto de grana quanto conjugal, com o filho Jack sofrendo em silêncio com o iminente divórcio dos pais.

O roubo das ovelhas gera uma série de confrontos que vão escalando e acabam em morte, com direito a uma cabeça humana decepada. Um grande trunfo de Acabe com Eles é que, no meio do filme, o espectador deixa de acompanhar o drama pelo olhar de Michael e passa para o olhar de Jack. Isso não inocenta Jack de se apossar dos dois animais nem de coisas piores que ele faz com o resto das ovelhas e com o cão ajudante do vizinho. Mas ajuda a compor o cenário bruto, mesquinho e invejoso onde a ação se passa.

Christopher Abbot (Michael), Barry Keoghan (Jack) e Nora-Jane Noone (Caroline)Os atores Christopher Abbot (Michael), Barry Keoghan (Jack) e Nora-Jane Noone (Caroline) (Foto: Divulgação Mubi)

O acidente de carro volta a ter importância no desfecho de Acabe com Eles, quando o espectador descobre que a culpa ainda assombra Michael duas décadas depois. Não é para menos: quem consegue imaginar a sensação de assassinar a própria mãe por uma imprudência ao volante? De tragédia em tragédia, de conflito em conflito, de vingança em vingança, Christopher Andrews vai costurando um belo filme, com bastante espaço para os atores brilharem. Barry Keoghan, na condição de estrela ascendente, não perde a oportunidade e entrega outra bela performance com seu antagonista angustiado.

  • Acabe com Eles
  • 2024
  • 106 minutos
  • Indicado para maiores de 16 anos
  • Disponível no Mubi

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.