• Carregando...
O endiabrado Butt-Head e seu parceiro inocente Beavis são o maior orgulho do cineasta Mike Judge
O endiabrado Butt-Head e seu parceiro inocente Beavis são o maior orgulho do cineasta Mike Judge| Foto: Reprodução YouTube

Fenômeno juvenil da MTV nos anos 90, a série animada Beavis and Butt-Head está de volta às telinhas (de quem assina o Paramount+) e segue tão engraçada e ácida quanto nos velhos tempos. Os dois adolescentes idiotas que moram numa cidadezinha do Texas seguem os mesmos, assistindo aos videoclipes, comendo nachos e zanzando pelas ruas com o eterno sonho de faturar alguma garota. Só que a sociedade mudou (como sabemos), o que propicia melhores oportunidades para dois moleques mais do que medíocres – e aí está a grande sacada de Mike Judge, o animador, diretor e dublador de quase todas as vozes da série.

Além de ter marcado a década de 90 com o desenho animado, Judge, hoje com 60 anos, é responsável por algumas das comédias mais cultuadas dos últimos tempos. Em 1999, ele soltou Como Enlouquecer seu Chefe, em que analisava as relações de trabalho dentro de um escritório, num filme que pode muito bem ser apontado como um precursor de The Office, que começou a ser exibido no Reino Unido dois anos depois. E, em 2006, Judge veio com a obra-prima Idiocracia, pintando um futuro distópico de uma sociedade tapada e consumista. O detalhe é que o ano desse cenário é 2505, mas várias premonições horríveis já dão pinta de que vão acontecer em breve ou já estão em curso, o que leva quem viu o filme a sempre citá-lo num misto de ironia e medo.

Mas a obra predileta de Judge segue sendo Beavis and Butt-Head, conforme já declarou. Foi por esse amor que ele, após as sete temporadas noventistas, topou reviver a série em 2011 na própria MTV. Mesmo com o frisson criado, o revival parou no mesmo ano, com o diagnóstico de que o público majoritariamente feminino entre 12 e 14 anos da emissora à época não teve a adesão esperada. Judge, entretanto, sabia que havia mais o que tirar da duplinha icônica e fechou contrato com o Paramount+. Em 2022, o serviço de streaming disponibilizou uma nova temporada de 12 episódios (cada um com duas historinhas de 10 minutos) e o filme Beavis e Butt-Head Detonam o Universo (título que alude ao primeiro longa, de 1996, Beavis e Butt-Head Detonam a América).

Cabeças ocas e zens

O filme do ano passado representa bem como a estupidez dos dois jovens encontra acolhimento na sociedade contemporânea. Em vez de serem punidos por uma confusão que aprontam numa feira de ciências, os amigos são mandados para um programa espacial, pois impera a tese de que certos delinquentes só fazem o mal por não terem oportunidade de praticarem o bem. Em nenhum momento Beavis e Butt-Head demonstram qualquer interesse em aproveitar a chance, eles só pensam em possíveis brechas sexuais (nunca concretizadas), mas mesmo assim os adultos vão abrindo portas para os dois, numa fiel leitura do que vemos atualmente em situações em que o mérito fica em segundo plano.

Em Meditation Sucks, o primeiro episódio da décima temporada, que teve início em março e findou em junho, a dupla é obrigada a fazer uma atividade de meditação extracurricular. Enquanto os hipsters presentes exibem tremenda dificuldade em esvaziar suas cabeças, Beavis e Butt-Head se beneficiam por não possuírem nada em suas cacholas e ascendem aos céus, encontrando divindades como Buda, Jesus Cristo, Zeus e... Bill Gates (que não é uma divindade, mas como suas doações para a causa budista são polpudas...). Num outro episódio, eles ficam impressionados com o carinho que acumuladores recebem no famoso programa de tv e começam a juntar tralhas para chamar atenção das mulheres. Acabam entulhando tanto a casa que não conseguem mais sair dela.

Eventualmente, eles assistem aos clipes dos artistas do momento (Lil Nas X, Ariana Grande) e zombam sem dó de seus estilos vulgares. Aprovam apenas Post Malone, por este ser um fumante a aparecer pitando enquanto canta. Como iniciado na primeira temporada de retorno, em 2011, eles também criticam programas de tv e virais da internet. São implacáveis com youtubers e tiktokers forçadamente simpáticos que exibem habilidades em seus cotidianos irreais. Para eles, são pessoas solitárias, que fazem o que fazem por não terem amigos. Beavis ao menos tem Butt-Head e vice-versa. Além dos episódios tradicionais, esse revival veio com alguns estrelados pela versão adulta de Beavis (de óculos e com dentes faltando) e Butt-Head (obeso e calvo), bem como a versão inteligente (pero no mucho) do s dois, que habita um universo paralelo espacial e já havia dado as caras em Beavis e Butt-Head Detonam o Universo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]