• Carregando...
Kingsley Ben-Adir em cena de Bob Marley One Love
Kingsley Ben-Adir em cena de “Bob Marley: One Love”| Foto: Divulgação Paramount

Em nenhum lugar dos Estados Unidos o legado duradouro de Bob Marley é mais palpável do que em Miami, uma cidade que pulsa com ritmos, paisagens e sabores caribenhos. Quando eu era criança lá, ele era o símbolo por excelência dos bons tempos – sua iconografia e música estampadas em camisetas, pôsteres, murais e até mesmo em comerciais de TV nacionais. Apesar de sua imensa popularidade, no entanto, a essência do significado de Marley permanece indefinida para muitos.

Em cartaz nos cinemas brasileiros, Bob Marley: One Love, dirigido por Reinaldo Marcus Green (o mesmo diretor de King Richard: Criando Campeãs), tenta desvendar o mistério explorando um período crucial na vida da lenda da música: desde sua fuga milagrosa de uma tentativa de assassinato em 1976 em meio à agitação política da Jamaica até a mudança para Londres e a conquista do estrelato mundial. O filme também está entrelaçado com flashbacks de uma infância difícil, dos primeiros dias com sua banda, os Wailers, de sua ligação com sua futura esposa e de sua iniciação Rastafári.

Determinar se One Love faz justiça a Marley requer primeiro a compreensão de seu imenso impacto cultural. Muito antes de ser consagrado por universitários que gostam de fumaça, Marley era reverenciado como um símbolo de paz, resistência e unidade. A sua música, profundamente enraizada no Rastafarianismo, deu voz às lutas políticas da Jamaica. Seu legado é complexo e continua a nos cativar e a desafiar décadas após sua morte chocantemente prematura por câncer, com apenas 36 anos.

A escolha sábia de Green de adaptar uma janela de tempo mais curta apresenta uma oportunidade de mergulhar nos cortes profundos da rica vida interior de Marley. No entanto, como numa compilação de grandes sucessos, o filme muitas vezes prefere deslizar pela superfície. Por exemplo, sabemos que Marley foi apanhado na turbulência política da Jamaica, mas One Love encobre as suas complexidades. Da mesma forma, apesar da aclamação generalizada do disco Exodus (escolhido pela revista Time, em 1999, como o melhor álbum do século XX), o filme não se aprofunda em seu significado cultural.

Ator dança igualzinho

No que tem de melhor, One Love é elevado por performances notáveis de Kingsley Ben-Adir e Lashana Lynch como Bob e Rita Marley. Seus retratos convincentes adicionam textura e autenticidade (Ben-Adir retrata Marley dançando no palco com realismo documental) a um roteiro que não desenvolve totalmente o elenco de apoio ou o impacto de Marley.

Cinebiografias recentes ajudam a ilustrar tanto as armadilhas que o filme evita quanto seu potencial inexplorado. Ao contrário de NapoleãoOne Love prudentemente deixa de lado os aspectos menos interessantes da vida do superstar. Quem quer um estudo mundano de duas horas sobre os fetiches sexuais de Marley? Felizmente, em contraste com a castração de Cary Grant na série ArchieOne Love permite que Marley continue sendo legal, uma prova da participação de seu espólio no projeto.

Apesar de evitar a ampla estratégia de contar histórias que atolou Elvis em 2022, o filme enfrenta um obstáculo semelhante ao de Maestro, de Bradley Cooper: nenhum dos dois revela totalmente o que é atraente em seu tema; apenas apresenta a adoração do público como um dado adquirido. Por exemplo, um contraste marcante é traçado quando, poucos anos depois de um oficial do posto de controle não conseguir reconhecê-lo, Marley é saudado com boas-vindas de herói ao retornar a Kingston. Mas o filme não capta a sua profunda ligação com a ilha.

Movido pela fé

É verdade que resumir o impacto de Marley em duas horas é uma tarefa difícil. No entanto, uma abordagem alternativa poderia ter integrado um aspecto vital da vida de Marley, como a sua influência inovadora no reggae, num tema coeso ao longo do filme. Usar seu formato widescreen de forma mais criativa também poderia ter aumentado a imersão do público.

Para ser justo, One Love oferece vislumbres fugazes de profundidade. Numa cena particularmente comovente, Marley, movido pela sua fé, perdoa um dos seus agressores e é assim libertado dos seus próprios medos – um testemunho poderoso da sua espiritualidade. Expandir essas sequências teria enriquecido significativamente o filme.

Embora imperfeito, One Love oferece uma experiência cinematográfica alegre que é mais agradável do que os críticos acreditam. A trilha sonora por si só deixa os fãs balançando em seus assentos – mesmo que aqueles que anseiam por narrativas com mais alma tenham de dançar com batidas “basiquinhas”.

© 2024 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]