Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Agente Secreto

Brasil bate recorde com 5 indicações ao Oscar

Vencedor do Globo de Ouro, considerado "termômetro do Oscar ", Wagner Moura é o primeiro brasileiro indicado à maior premiação do cinema mundial. Brasil quebra recorde com 5 indicações em 2026.
Vencedor do Globo de Ouro, considerado "termômetro do Oscar ", Wagner Moura é o primeiro brasileiro indicado à maior premiação do cinema mundial. Brasil quebra recorde com 5 indicações em 2026. (Foto: Octavio Guzmán/EFE)

Ouça este conteúdo

O Brasil bateu seu recorde de indicações no Oscar, com cinco indicações à premiação de 2026. O filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, concorrerá nas categorias de melhor filme, melhor filme internacional e melhor escalação de elenco. Wagner Moura, protagonista da trama, foi indicado ao prêmio de melhor ator. Na categoria de melhor fotografia, Adolpho Veloso recebeu a indicação pelo filme "Sonhos de Trem". A cerimônia de anúncio dos indicados ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), e o anúncio dos vencedores ocorrerá em 15 de março.

No dia 11 de janeiro, O Agente Secreto e Wagner Moura conquistaram o Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira e melhor ator de drama. A láurea é considerada um "termômetro do Oscar".

VEJA TAMBÉM:

Brasil já passou 30 anos sem indicações

O recorde anterior era de 2004, quando o filme Cidade de Deus recebeu quatro indicações. A primeira premiação de fato do Brasil ocorreu em 2025, quando o longa "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, venceu na categoria de melhor filme internacional. O filme trata do desaparecimento de Rubens Paiva durante o regime militar. Antes disso, em 2020, o filme "Democracia em Vertigem" - longa com viés de esquerda sobre a prisão do presidente Lula (PT), o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a vitória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018 - foi indicado ao Oscar de documentário, mas perdeu para o filme americano "American Factory".

A primeira indicação do Brasil ocorreu em 1963, com o filme "O Pagador de Promessas", na categoria de melhor filme estrangeiro. Depois disso, o cinema nacional passou 30 anos sem uma nova indicação, até que, em 1996, o longa "O Quatrilho" quebrou o regime.

Em suas redes sociais, Lula elogiou Wagner Moura após a indicação: "Wagner Moura tem o molho, tem talento de sobra, já levou o Globo de Ouro de melhor ator em filme drama e agora pode vir o Oscar de melhor ator."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.