Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Partiu aos 65

Cinco filmes disponíveis no streaming para celebrar o talento de Val Kilmer

Em "Fogo contra Fogo", Val Kilmer faz o assaltante Chris Shiherlis
Em "Fogo contra Fogo", Val Kilmer faz o assaltante Chris Shiherlis, papel que herdou de Keanu Reeves (Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

Os últimos dias não foram felizes para os amantes da sétima arte. No fim de semana, veio a notícia do falecimento de Richard Chamberlain, aos 90 anos. E, na terça-feira (1), outro galã das telonas nos deixou: Val Kilmer. Com apenas 65 anos, o rosto marcante das décadas de 1980 e 1990 havia se recuperado de um câncer de garganta, mas não resistiu a uma pneumonia. Quem conferiu sua aparição em Top Gun: Maverick (2022), como o eterno almirante Tom “Iceman” Kazansky, estava ciente de que seu estado de saúde não era dos melhores.

Por sorte, muitos dos filmes em que Kilmer brilhou estão no streaming. Para quem está mais curioso em saber sobre sua trajetória do que relembrar os papeis icônicos, a melhor pedida é VAL (2021), documentário presente no Prime Video. Ali estão explicados os altos e baixos de uma carreira que começou promissora e foi aquém do que poderia ter sido, apesar das boas performances reconhecidas pela crítica e aplaudidas pelo público. E, caso você seja uma das raras pessoas que nunca viu Top Gun: Ases Indomáveis (1986), vale avisar que o filme deixa o catálogo do Paramount+ em nove dias.

Aqui vão outros cinco trabalhos que atestam o talento e a versatilidade do ator nascido em Los Angeles, a começar pela sua estreia no cinema. Ele ia da comédia ao faroeste, passando pelos filmes policiais e pelos papeis de rockstar, sempre com o mesmo bom nível de atuação. Deixará saudade.

Top Secret! Superconfidencial (1984)

Val Kilmer iniciou sua carreira em película em grande estilo, como protagonista dessa paródia de filmes de espionagem passados na Segunda Guerra Mundial e durante a Guerra Fria, dirigido por Jim Abrahams (que nos deixou no fim de 2024) e pelos irmãos Jerry e David Zucker. Ele interpreta Nick Rivers, um roqueiro americano que viaja para um festival na Alemanha Oriental. O evento faz parte de um plano do governo local para reconquistar o poder de todo o país. Rivers acaba se envolvendo com a trama quando se apaixona por Hillar Flammond, que integra a resistência na região. Trata-se de uma avalanche de piadas, a começar pelas divididas entre Kilmer e Billy J. Mitchell, que faz o empresário do astro de rock.

Billy J. Mitchell e Val Kilmer contracenam na comédia de Jim Abrahams e dos irmãos Zucker: "Top Secret"Billy J. Mitchell e Val Kilmer contracenam na comédia de Jim Abrahams e dos irmãos Zucker (Foto: Divulgação)

Onde assistir: disponível no Mercado Play para locação e compra em AppleTV e Amazon.

The Doors (1991)

Já consagrado após seu papel em Top Gun: Ases Indomáveis, Kilmer encarou a tarefa de dar vida ao ídolo sessentista Jim Morrison, no ambicioso projeto de Oliver Stone. No início dos anos 90, o The Doors não tinha a boa reputação que passou a ter após Kilmer incorporar seu cantor nessa cinebiografia. Os rocks da banda voltaram a tocar, uma certa cafonice associada ao som do grupo desapareceu, e novos fãs surgiram, tudo graças ao carisma de Kilmer, que casou perfeitamente com a imagem de hippie sujo, drogado e poeta marginal de Morrison.

Onde assistir: disponível no MGM+ e para locação e compra em AppleTV e Microsoft.

Tombstone – A Justiça Está Chegando (1993)

Além de ter virado um clássico cult, o faroeste Tombstone entrou para a lista dos 20 maiores sucessos comerciais do gênero nos últimos 50 anos. Muito desse êxito se deve ao desempenho de Kilmer na pele do bebum Doc Holliday. Ele divide as cenas com outros grandes atores, como Bill Paxton, Sam Elliott e Kurt Russell, que interpreta o lendário Wyatt Earp. A história é baseada em eventos que aconteceram em 1880, no Arizona, e que colocaram homens da lei de um lado e os fora-da-lei de outro – o típico confronto de faroeste.

Onde assistir: Disney+.

Amor à Queima Roupa (1993)

Ao nomear os quatro filmes mais importantes que assistiu ao longo da vida, o ator inglês Stephen Graham, que está em evidência por interpretar o pai na série Adolescência, encaixou essa comédia romântica e criminal na seleta lista. Isso dá uma ideia de como o filme de Tony Scott (Top Gun: Ases Indomáveis) com roteiro de Quentin Tarantino (Pulp Fiction: Tempo de Violência) é cultuado. Protagonizado por Christian Slater e Patricia Arquette, ele conta com Dennis Hopper, Gary Oldman, Christopher Walken e um iniciante Brad Pitt enriquecendo o elenco. Val Kilmer nem precisa que seu rosto fique em destaque para roubar a atenção. Ele faz o espírito de Elvis Presley, que aparece para o protagonista dando conselhos sobre quais rumos sua jornada deve seguir. Impagável!  

Onde assistir: Oldflix.

Fogo contra Fogo (1995)

A obra-prima policial de Michael Mann é muito lembrada por colocar na mesma cena Al Pacino e Robert De Niro, que estrelaram O Poderoso Chefão 2, mas sem interagir. No entanto, a participação de Val Kilmer não pode ser ignorada. Ele vive Chris Shiherlis, braço-direito do bandido profissional Neil McCauley, papel de De Niro. Eles roubam um carro-forte e acabam tendo de assassinar alguns guardas, o que não estava no script. A ação traz para a trama o investigador da polícia de Los Angeles Vincent Hanna (Pacino), que entra no encalço dos bandidos. Shiherlis era para ter sido interpretado por Keanu Reeves, que preferiu fazer Hamlet no teatro. Já o cantor Jon Bon Jovi não passou no teste. Aí caiu no colo de Kilmer a honra de dividir um filme com Pacino e De Niro. A curiosidade é que existe um projeto de uma continuação de Fogo contra Fogo sendo gestada em Hollywood. Pena que dessa vez não haverá papel para Kilmer.

Onde assistir: Disney+ e PlutoTV. Previsto para chegar ao Prime Video no próximo dia 6.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.