Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Plano-sequência

Como é “O Chef”, projeto anterior da dupla por trás do sucesso “Adolescência”

O ator inglês Stephen Graham, que estrela "O Chef" e criou, escreveu, produziu e atuou em "Adolescência"
O ator inglês de 51 anos Stephen Graham, que estrela "O Chef" e criou, escreveu, produziu e atuou em "Adolescência" (Foto: Divulgação Filmelier)

Ouça este conteúdo

Com o justificado sucesso da série da Adolescência, que além de bater recordes de audiência está destinada a faturar a maioria dos prêmios do setor se nada mais impactante chegar ao mercado nos próximos meses, é natural que o público demonstre interesse em outros produtos dos mesmos realizadores. E o projeto que basicamente viabilizou o novo hit da Netflix vale muito a pena ser descoberto, até por guardar diversas semelhanças com o lançamento. Ele se chama O Chef e está no catálogo da Filmelier+, plataforma de filmes que pode ser acessada pelo Prime Video – com possibilidade de teste grátis do serviço por sete dias – e que anunciou que a obra estará disponível gratuitamente entre 4 e 24 de abril em seu canal de YouTube. Ele também pode ser alugado ou comprado via Apple e Amazon.

O Chef (ou Boiling Point, no original, cuja tradução é "ponto de fervura"), nasceu em 2019 como um curta-metragem do diretor Philip Barantini, protagonizado por Stephen Graham. Em 2022, O Chef foi para os cinemas do Reino Unido numa versão ampliada para longa-metragem, com uma hora e meia, e mais uma vez com Barantini e Graham na liderança. Essa é a versão da história disponível no Filmelier+. No ano seguinte, o canal BBC One soltou uma continuação do filme em formato de série com o mesmo nome e a mesma equipe. Esse produto segue inédito no Brasil, mas é tão celebrado quanto o curta e o longa.

Assim como os episódios de Adolescência, O Chef é filmado num plano-sequência. O espectador acompanha sem cortes o início de um turno no restaurante comandado pelo chef Andy Jones, papel interpretado com o mesmo brilhantismo que Graham faz o pai do menino Jamie Miller na série que também ajudou a conceber, roteirizar e produzir. Em O Chef, ele é só o ator principal, mas o personagem exige muito da sua vasta experiência dramatúrgica. Graham tem 51 anos e atua profissionalmente desde a década 1990, com participações menores em filmes bem-sucedidos como Snatch – Porcos e Diamantes (2000), O Irlandês (2019) e na franquia Piratas do Caribe.

Brigada estressada

Com O Chef, Graham começou a viver seu momento de destaque, chegando agora ao auge com o estouro na Netflix. O cozinheiro que lhe deu esse cartaz é alguém enfrentando graves complicações familiares, que refletem na forma que ele cuida do cardápio e das aquisições para o restaurante e afetam diretamente a brigada que o circunda, com o fardo mais pesado sobrando para sua braço-direito Carly (Vinette Robinson). Os estresses da gerente (e filha do dono), das garçonetes, da chefe da confeitaria e seu ajudante, da turma da limpeza e até dos estagiários também são expostos na película, sempre com o bom ritmo dado por Barantini e seu audacioso plano-sequência.

Carly (Vinette Robinson) cozinha ao lado do chef Andy Jones (Stephen Graham) no filme dirigido por Philip BarantiniCarly (Vinette Robinson) cozinha ao lado do chef Andy Jones (Stephen Graham) no filme de Philip Barantini (Foto: Divulgação Filmelier)

Ainda são apresentados os comensais do nobre restaurante: uma mesa composta por uma família cujo patriarca muda de humor quando uma garçonete negra assume seu atendimento, um casal em que o noivo pretende pedir a mão da noiva (alérgica a castanhas, informação importante), um grupo de mulheres altinhas que abusa de um garçom, um trio de influenciadores idiotas que exige pratos que não estão no menu... Mas nada causa mais tensão do que a mesa composta por um antigo superior de Andy Jones, que levou a tiracolo uma temida crítica gastronômica para saborear a comida do pupilo. Todas as crises enfrentadas pelo chef titular e sua patota são elevadas à enésima potência pela presença dessa dupla no recinto.

Apesar de oferecer pitadas de alívio cômico, O Chef nunca deixa de ser um drama pesado e um veículo potente de crítica social sem pedantismo. Tem bastante a ver com Adolescência – e não só pelo formato. É que a série da Netflix dispõe de muito mais tempo e cenários para explorar a tragédia do garoto suspeito de assassinar uma colega da escola. Um capítulo é na delegacia, outro no colégio, outro no reformatório e final é no seio familiar destruído, enquanto toda a ação de O Chef se passa naquela noite no restaurante. Mas o filme já revela muito do que a união entre Barantini e Graham poderia ofertar no futuro. Quem se esbaldou com o prato principal, não vai se arrepender de voltar um pouquinho e experimentar essa entrada.

  • O Chef
  • 2022
  • 92
  • Indicado para maiores de 16 anos
  • Disponível no Filmelier+ e para locação e compra em Apple TV e Amazon

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.