Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem rede social

Dia dos Namorados: seis filmes que falam de amor à moda antiga

Noah (Ryan Gosling) e Allie (Rachel McAdams) vivem um amor intenso e inesquecível
Um amor de verão marca Noah (Ryan Gosling) e Allie (Rachel McAdams) para sempre em "Diário de uma Paixão" (Foto: Divulgação/ New Line Cinema)

Ouça este conteúdo

Aquele olhar que dava um frio na barriga só de lembrar. Enquanto isso, o coração batia forte, sem saber se era recíproco. O sorriso bobo ao ouvir músicas lentas, imaginando como seria se o amor fosse correspondido. Aquela vontade de chegar bem pertinho só para sentir de novo o cheiro do perfume. Ah, os namoros de antigamente... Quando, na ausência de redes sociais para ver fotos e atualizações, a memória era quem guardava os detalhes, para não se esquecer nem dos traços do rosto, nem dos gestos da pessoa amada.

Para relembrar essa época boa, quando só haviam cartas ou o telefone para matar a saudade, selecionamos seis filmes sobre como era o amor de antigamente.

A Noviça Rebelde (1965)

O filme que permaneceu em cartaz por mais tempo na história (mais de dois anos), é um clássico sobre o amor que nasce de forma improvável. Maria (Julie Andrews) é uma noviça insegura quanto à decisão de seguir a vida religiosa, que recebe o convite para ser governanta da casa de um viúvo (Christopher Plummer) com sete filhos. A forma como ela trata as crianças e lida com a rigidez militar do Capitão Von Trapp, o viúvo, faz com que sua presença na vida da família vá muito além do profissional. 

Além disso, o musical conta com performances memoráveis de todo o elenco, que além da atuação, encantam cantando e dançando. Por outro lado, a obra surpreende ao apresentar o contexto de resistência ao nazismo, tudo isso em meio às belíssimas paisagens austríacas. O clássico venceu o Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor (Robert Wise), Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora em 1966.

Onde assistir: disponível no Disney+.

Diário de uma Paixão (2004)

Noah (Ryan Gosling) e Allie (Rachel McAdams) são dois jovens de mundos opostos que se apaixonam durante as férias de verão. Ela é rica; ele, pobre. Ele, carpinteiro, precisa trabalhar duro para sobreviver; ela, acostumada a uma vida luxuosa, tem que seguir os planos da família.  

O filme entrega tudo o que uma "paixonite" tem direito. Mesmo quando cada um segue caminhos diferentes, o coração deles os traz de volta, clamando por reviver a intensidade daquele verão.

Onde assistir: disponível no Prime Video e HBO Max.

Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978) 

Outro clássico que merece estar na lista é este. “Tell me more, tell me more!”, o refrão icônico do longa já vem à mente. O enredo se passa nos vibrantes anos 50, quando Danny Zuko (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John) vivem um romance de verão açucarado como milkshake e fugaz como um suspiro. Ela deveria voltar para a Austrália, mas acaba se matriculando na mesma escola de Danny. Ao se reencontrarem, suas personalidades colidem: ela, pura e sonhadora; ele, rebelde e popular. 

O reencontro de Sandy (Olivia Newton-John) e Danny (John Travolta) agita a escola.O filme "Grease", estrelado por John Travolta, Olivia Newton-John em 1978 (Foto: Divulgação/ Paramount Pictures)

O filme explora como pode ser conturbado e efervescente um romance juvenil. Entre músicas contagiantes, jaquetas de couro e coreografias animadas, Grease é pura nostalgia. 

Onde assistir: disponível no Globoplay e Telecine.

Quando um Homem Ama uma Mulher (1994)

Qual a característica mais marcante de um amor à moda antiga, senão a de que ele é feito para durar? Neste drama sensível, o amor se revela em sua forma mais verdadeira. Alice (Meg Ryan) e Michael (Andy Garcia) são casados e têm duas filhas, mas ainda se divertem juntos como dois namorados apaixonados. A crise surge quando Alice percebe que perdeu o controle do vício em álcool e precisa se internar em uma clínica de reabilitação. A relação do casal é abalada, mas ele se mantém firme no papel de pai e marido, enquanto ela luta para se recuperar. 

O mérito do filme não reside no fato de que o casal lide com o problema de forma exemplar, ao contrário, eles se magoam, se afastam, se comunicam mal. A lição é que o amor está presente mesmo nos momentos difíceis, revelando a maturidade do relacionamento.

Onde assistir: disponível no Disney+.

Orgulho e Preconceito (2006)

O romance de Jane Austen tem mais de 200 anos, mas as roupas, os hábitos e os diálogos da obra têm inspirado toda a atual geração de esposas conservadoras como uma referência ideal, um verdadeiro estilo de vida. Na Inglaterra do século XVIII, Elizabeth Bennet (Keira Knightley) e Mr. Darcy (Matthew Macfadyen) protagonizam um dos romances mais intensos e sublimes da literatura, adaptado com rara delicadeza.  

Em um tempo em que casar era a maior aspiração de uma garota, Lizzy ousa sonhar com algo mais: um marido que respeite sua inteligência e sua essência. Darcy, orgulhoso e reservado, demora a perceber que encontrou em Lizzy não apenas uma mulher à altura, mas um reflexo de si mesmo. 

Entre palavras ríspidas e olhares carregados de sentimento, o amor entre os protagonistas nasce à medida que suas condutas provam o caráter por trás das aparências. Quando enfim se despem do orgulho e do preconceito que os separavam, o que sobra é a mais pura forma de amor: aquela que dá o braço a torcer e reconhece os próprios erros. Um romance atemporal, impecável e lindo — como tem que ser. 

Onde assistir: disponível no Globoplay, Telecine e para locação e compra no YouTube.

À Prova de Fogo (2008) 

Isso não é um filme qualquer, é uma lição de vida. Aqui, o amor já pegou fogo, apagou e o marido bombeiro, em uma contradição curiosa, é o verdadeiro herói ao reacendê-lo. 

Caleb Holt (Kirk Cameron) é um bombeiro profissionalmente bem-sucedido, mas, na vida pessoal, seu casamento está um fracasso. Sua esposa Catherine (Erin Bethea) decide pedir o divórcio. Arrasado, Caleb conversa com o pai, que sugere o “Desafio do Amor”, uma jornada de 40 dias para resgatar o relacionamento. Ao seguir o plano à risca, a reconciliação que parecia impossível surpreende e ensina como realmente deve ser a conduta de um cônjuge que prometeu manter-se unido na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza até que a morte os separe. 

Onde assistir: disponível no Prime Video.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.