• Carregando...
"O Centésimo Batalhão" documenta fatos que inspiraram "Mestres do Ar"
“O Centésimo Batalhão” documenta fatos que inspiraram a minissérie “Mestres do Ar”| Foto: Apple TV+/Divulgação

O Centésimo Batalhão, um documentário apadrinhado e apresentado por Tom Hanks e Steven Spielberg, produtores executivos de Mestres do Ar, demonstra em uma hora que, por trás daquele seriado, havia uma grande história que não nos foi contada por completo. Estamos falando de mais de uma centena de homens, muitos deles silenciados pela morte. Ambos os produtos estão disponíveis para assinantes do Apple TV+.

O francês Laurent Bouzereau é um dos grandes documentaristas da atualidade, sendo responsável por mais de cinquenta produções sobre história e cinema, como Heróis Lendários: Indiana Jones e Harrison Ford, do catálogo do Disney+. O Centésimo Batalhão é uma reportagem equilibrada que utiliza um arquivo bastante completo de documentários de guerra, fotografias e depoimentos de sobreviventes. O uso bem-sucedido da infografia permite-nos compreender o valor das operações aéreas iniciais que o exército norte-americano realizou na Europa de forma praticamente suicida em 1943.

O documentário é sintético de propósito, pois sua função principal é divulgar Mestres do Ar. Contudo, é evidente que esta produção amplia o registro dramático da ficção com um sentido épico contido, mas muito eficaz. Tudo isso com a narração de Tom Hanks, o que aumenta o apelo do produto.

Cenas como o aparecimento dos aviões Mustangs, que permitiram o desembarque com sucesso na Normandia, ou as histórias de aventura e amizade nas prisões alemãs das primeiras expedições, tornam esta hora de filmagem muito atrativa e profunda para um público muito vasto. Para quem gostou de Mestres do ArO Centésimo Batalhão é o complemento perfeito.

© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]