• Carregando...
"Eu, Capitão", representante da Itália no Oscar
Cena de “Eu, Capitão”, que colocou a Itália na briga pelo Oscar de Filme Internacional| Foto: Reprodução YouTube

Seydou e Moussa são jovens e descontentes por terem de viver em Dakar, no Senegal, nas mesmas condições que os seus pais, por isso decidem iniciar uma rota de imigração ilegal para a Europa. Esse é o argumento de Eu, Capitão, que acaba de chegar aos cinemas brasileiros e que no próximo Oscar disputará a estatueta de Melhor Filme Internacional como indicado da Itália para integrar a competição.

Em 2008, o diretor e roteirista italiano Matteo Garrone tornou-se um dos mais promissores cineastas e autores europeus com o impressionante Gomorra. Com Eu, Capitão, ele volta a focar na imigração, como em seus primeiros filmes (os inéditos por aqui Terra di Mezzo e Ospiti), depois de diversas aventuras infelizes no gênero fantasia (Pinóquio, O Conto dos Contos). Com dois atores não profissionais, o cineasta envolve o espectador numa aventura em que a miséria e a crueldade dos contrabandistas de seres humanos são contrabalançadas pela atraente condição humana dos jovens. Nesta viagem, realismo e fantasia também se combinam com notável sensibilidade, com um roteiro de ritmo vibrante e contemplação comedida, que desenvolve profundamente a interioridade dramática dos personagens.

A fotografia de Paolo Camera (da série ZeroZeroZero) utiliza cores vivas que imbuem cada quadro de vitalismo e esperança, oferecendo um filme surpreendentemente belo. Por outro lado, a música de Andrea Farri gera conexões dramáticas muito criativas entre corais africanos, tons espirituais e melodias emocionais.

Eu, Capitão arrebatou o Leão de Prata de Melhor Direção e o prêmio de Melhor Ator Emergente ou Coadjuvante para Seydou Sarr no último Festival de Cinema de Veneza, além do Prêmio do Público de Melhor Filme Europeu no Festival de San Sebastian. O filme concorreu ao Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Estrangeiro, mas perdeu para o francês Anatomia de uma Queda. No Oscar, seu grande rival é Zona de Interesse, que foi indicado para representar o Reino Unido e também concorre em outras categorias.

© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]