• Carregando...
Juliano Cazarré em cena de "Brasil de todos os santos"
Juliano Cazarré em cena da série documental “Brasil de Todos os Santos”| Foto: Lumine/Divulgação

“Todo mundo é chamado para viver em amizade com Cristo. Todo mundo é chamado para ser santo.” Essa é uma das primeiras falas do ator Juliano Cazarré, de 43 anos, em Brasil de Todos os Santos, nova série do streaming católico Lumine. A produção é a primeira em que o gaúcho trabalha como diretor. O lançamento, marcado para o Domingo de Páscoa (31), é dividido em quatro partes e usa do formato documental para mostrar a jornada do próprio artista em busca de responder à pergunta: “Onde estão os santos brasileiros?”

Cazarré se coloca como o protagonista do seriado, entrevistando cerca de vinte pessoas para aprender mais sobre Frei Galvão, São José de Anchieta e outros brasileiros que foram santificados ou estão a caminho da santificação. Sua curiosidade é autêntica e é a grande responsável por sustentar a produção. A trajetória do ator dentro do catolicismo é relativamente recente, o que justifica sua inquietação.

Ele estabeleceu sua amizade com Cristo há apenas cinco anos, quando foi convidado para representar Jesus no espetáculo da Paixão, em Pernambuco. Antes um ateu, Cazarré se converteu e se tornou um dos poucos atores brasileiros do primeiro time e em evidência a falar tão abertamente sobre a fé. Além disso, é reconhecido no meio artístico como um conservador.

Dois dos primeiros entrevistados por ele na série são figuras importantes na sua caminhada de aproximação da religião. São os bispos Dom Antônio Luiz Catelan e Dom Tiago Stanislaw. O primeiro ajudou Cazarré a voltar à igreja e o segundo deu a catequese da sua crisma.

Em casa, com esposa e seis filhos

“É impactante e emocionante a participação de Cazarré nessa série”, afirma Gustavo Leite, roteirista ao lado de Julia Sondermann. “Ele vai aprendendo e mudando a percepção sobre a própria vida. É uma luta diária, pois a santidade também se faz no sofrimento e nas muitas adversidades que vão aparecendo diante de nós.”

Os episódios acompanham as andanças dele por cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, revelando alguns momentos de intimidade, como quando o ator e diretor está lendo algum texto religioso ou conversando com sua esposa, Letícia Bastos, com quem tem seis filhos.

Como esse é seu primeiro trabalho como diretor, nem todas as escolhas visuais são perfeitas. As imagens, embora bonitas, são filmadas de maneira muito frenética, como se fossem feitas em segredo por um celular. Algumas inserções também fazem com que o primeiro episódio demore para engatar no ritmo. Apesar dessa abordagem crua como material, o resultado é belo, aproximando o espectador da rotina de Cazarré, além de retratar um homem que busca melhorar progressivamente.

Cinco anos do streaming católico

O lançamento de Brasil de Todos os Santos é a grande aposta da Lumine, que está completando cinco anos de existência em 2024. Não à toa, seu fundador, Matheus Bazzo, aponta o seriado como o lançamento mais importante na história da plataforma de streaming.

“Não só pelo escopo da produção e dos nomes envolvidos, mas por apresentarmos a vida de alguns dos maiores e verdadeiros heróis do Brasil. É um documentário com grande poder de transformação”,  afirma Bazzo, em nota à imprensa.

Como estratégia para fazer a série gerar engajamento, seu primeiro episódio será lançado gratuitamente no YouTube neste domingo da Ressurreição. Os outros capítulos serão publicados exclusivamente para os assinantes da Lumine, que já lançou outras produções autorais, como os documentários Além da Liberdade: a Vida de Viktor FranklIsabel Cristina: uma História de MartírioA Via Sacra, gravado na Terra Santa e disponível no YouTube.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]