Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Querida, cheguei!

“Família Dinossauros”: a série que zombava de tudo, mas valorizava a família

"Família Dinossauros": um dinossauro ranzinza, um bebê falante e muitas críticas disfarçadas de piada
A série que fez rir e pensar está completa no Disney+ (Foto: Divulgação/ Walt Disney Television)

Ouça este conteúdo

Quem viveu a infância diante de uma TV de tubo, com o controle remoto disputado entre irmãos, certamente se lembra do “Não é a mamãe!” berrado por um boneco rechonchudo de fraldas e olhos esbugalhados. Ou então o clássico bordão “Querida, cheguei!”, dito por um dinossauro verde de camisa xadrez vermelha. Família Dinossauros foi um fenômeno nos anos 90, exibido nas manhãs da TV Globo para o público infantil que, à época, mal desconfiava da profundidade das críticas sociais por trás da série.

Sarcástica, a produção costumava alfinetar tanto a sociedade americana da época quanto os valores conservadores. Tirava sarro de tudo, do capitalismo selvagem de um lado e, de outro, do vegetarianismo. 

Outra característica da obra era o uso da metalinguagem. Em meio às temáticas de cada episódio, vários programas de TV eram parodiados, como o canal de notícias CNN, o canal de músicas e clipes MTV e o jornal esportivo ESPN. Agora no Disney+, vale a pena relembrar a série que questionava o status quo, mas sem abrir mão da família tradicional. 

A seguir, alguns dos episódios mais marcantes da série: 

“O Poderoso Megalossauro” (Temporada 1, episódio 1) – O nascimento do Baby

Dino da Silva Sauro é um dinossauro casado com Fran, pai de Bob e Charlene, dois adolescentes, e que trabalha em uma empresa cujo chefe é autoritário e ganancioso. Neste episódio, ele volta do trabalho e descobre que Fran deu à luz ao terceiro filho: o icônico Baby, que logo vira o mascote da série. Relutante com a paternidade, Dino, que é rabugento e preguiçoso, fica desanimado com o novo rebento. Mas assim que nasce, Baby já lança suas célebres frases: “Você precisa me amar, precisa me amar” e “Não é a mamãe, não é a mamãe”, para a diversão do público. 

"Eu Nunca Comi para Meu Pai" (Temporada 1, episódio 8) – Bob herbívoro 

Nesse episódio, Bob começa a questionar os costumes carnívoros dos dinossauros e, envolvido pelas narrativas sobre ser injusto se alimentar de outros animais, decide se tornar vegetariano. Dino da Silva Sauro tenta provar ao filho que isso faz parte da natureza, e os dois acabam sendo engolidos por um predador. Além de funcionar como uma crítica aos padrões sociais e às influências das modas ideológicas, o episódio também serve como metáfora para questões de identidade, ideologias políticas e até orientação sexual.  

Família Dinossauro diverte crianças e provoca adultos com sátira afiadaFamília Dinossauro mistura humor e crítica social sem perder o afeto (Foto: Divulgação/ Walt Disney Television)

“Licença para Ser Pai” (Temporada 3, episódio 8) – Interferência do governo na família

A patrulha de pais cassa a autorização de Dino para que ele eduque seus filhos e, para obter o direito à paternidade readmitido, ele tem que fazer uma prova baseando-se em um manual de como lidar com as crianças. A postura de Dino como pai “raiz”, que diz: "Pare de fingir, ou eu vou te dar motivo para chorar de verdade", é ótima de assistir. Nesta edição, fica bastante claro o absurdo que representam as ordens políticas interferindo na criação dos filhos. 

"Dino e Sua Irmã" (Temporada 4, episódio 12) – A importância dos laços familiares 

Dino reencontra sua irmã rebelde, Dina, que abandonou a família por uma vida alternativa e pelo sonho de ser cantora. Ela é idêntica ao Dino, mas usa roupas femininas e apresenta várias canções, animando e emocionando toda a família. O episódio discute conflitos entre estilos de vida, perdão, reconciliação e a força dos vínculos familiares, com uma mensagem de união acima das diferenças. 

"Mudando a Natureza" (Temporada 4, episódio 14) – O final da série

Esse é, sem dúvida, o episódio mais lembrado pelos fãs. Nele, uma indústria destrói o ecossistema, causando um desequilíbrio ecológico que desencadeia uma série de catástrofes ambientais, terminando com o fim da espécie. O episódio termina com a família da Silva Sauro reunida em casa, sabendo que o fim está próximo. Um final chocante, catastrófico, mas que mostra a família como o último refúgio diante do colapso. 

  • Família Dinossauros
  • 1991-1994
  • 65 episódios
  • Indicado para maiores de 10 anos
  • Disponível no Disney+

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros