• Carregando...
Baseado em Gênesis 22, “His Only Son” conta a história de Abraão e seu filho, Isaque
Baseado em Gênesis 22, “His Only Son” conta a história de Abraão e seu filho, Isaque| Foto: Angel Studios/Divulgação

No Domingo de Ramos, dando início à lembrança da Semana Santa, um filme cristão sobre Abraão sacrificando Isaque em Gênesis 22 nocauteou Creed III Shazam! Fúria dos Deuses nas bilheterias americanas, ficando na terceira posição, atrás apenas de Dungeons & Dragons – Fúria entre Rebeldes e John Wick 4: Baba YagaHis Only Son levantou 5,5 milhões de dólares em sua semana de estreia, com exibição em 2000 salas de cinema, apesar de um investimento relativamente baixo em marketing, arrecadado pela produtora Angel Studios por meio de crowdfunding. Jordan Harmon, presidente do estúdio, contou que o filme garantiu ainda mais exibições no final de semana da Páscoa do que em sua semana de abertura.

“É um incrível filme para a Páscoa, pois é interligado com a Expiação de Cristo. Uma produção muito linda”, disse Harmon. O presidente do estúdio e David Helling, criador do longa, conversaram com o The Daily Signal para discutir o filme bíblico e seu sucesso.

Enquanto produtores de Hollywood costumam agir como controladores, Harmon explica que o Angel Studios decidiu “entregar as chaves de acesso para os espectadores”, confiando na “sabedoria da maioria” – no caso, do grupo de investidores como conhecido como The Angel Guild. Todos que investiram em projetos do Angel Studios, como The Chosen, Tuttle Twins, Davi e His Only Son, têm o poder de decidir o que o estúdio irá produzir, vender e distribuir. Aproximadamente 100 mil pessoas integram esse grupo. “Essas pessoas se tornam membros, ganhando acesso para protótipos e curtas, os quais chamamos de ‘tochas’”, explica o presidente.

Helling levou a ideia do filme ao Angel Studio e o The Angel Guild votou para que o investimento ocorresse nele. Especificamente, a produtora pagou para comercializar o filme, levantando 1,235 milhão de dólares em menos de 100 horas por meio do sistema de crowdfunding. O estúdio gastou boa parte dessa soma antes da semana de estreia. “O ponto crucial disso tudo é que esse filme só existe porque o The Angel Guild afirmou “Nós queremos que His Only Son exista. Amamos essa ideia e queremos que o mundo a veja’. E esse foi um projeto que antes havia sido rejeitado por Hollywood”, revelou Harmon.

De acordo com a plataforma Rotten Tomatoes, 96% dos espectadores gostaram do filme. A paixão é tanta que parte da audiência deu ingressos gratuitos para mais de 16 mil pessoas, afirma o presidente do Angel Studios. A produtora permite que seus apoiadores comprem ingressos para outras pessoas a partir de seu site. Basta que os interessados façam o download do aplicativo da Angel.

Da marinha às telonas

Helling conta que a ideia para o filme surgiu há quase 15 anos, quando ele era um fuzileiro naval no Iraque. “O Senhor conquistou o meu coração e abriu meus olhos para a verdade em sua Palavra, a verdade no Evangelho”, conta. “E, desde então, consegui enxergar os personagens das narrativas bíblicas como pessoas reais, e gostaria de mostrar isso aos outros. Então, desde aquele momento, entendi que minha missão de vida era ilustrar e expor a narrativa bíblica por meio de filmes, trazendo a verdade das Escrituras das páginas para as telas.”

Após sua dispensa honrosa da marinha, Helling estudou cinema e produziu curtas-metragens bíblicos por cerca de dez anos. Ele começou a trabalhar em His Only Son há quase cinco anos e meio. O filme conta a história de Gênesis 22, quando Deus manda que Abraão ofereça Isaque como sacrifício. Ele havia prometido para Abraão e sua esposa, Sara, um filho que transformasse seus descendentes em uma grande nação, mesmo que ela fosse muito velha para engravidar. Após anos de espera e dúvida, Sara deu luz a Isaque, somente para Deus ordenar que Abraão matasse o seu filho prometido. O profeta demonstra sua grande fé ao preparar-se para o sacrifício do filho, mas Deus o impede antes do golpe mortal.

Helling aponta que, quando Abraão e Isaque estão preparando o sacrifício, o filho pergunta e seu pai responde: “O próprio Deus fornecerá um cordeiro para o sacrifício.” No entanto, Deus dá um carneiro para a oferenda. “Bom, aquilo é um carneiro, não um cordeiro”, diz o diretor. “Não é somente uma palavra diferente na tradução para o inglês. Também é diferente no hebreu. Portanto, a importância do cordeiro, obviamente, continua durante a Páscoa, continua... até chegar a João 1, quando Cristo se aproxima de João Batista no rio Jordão. Ele diz: ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo’.”

A promessa que Abraão fez para Isaque foi concretizada quando Jesus morreu na cruz do Calvário, o mesmo lugar em que Abraão ofereceu seu filho, relembra Helling. His Only Son narra essa história, um conto particularmente apropriado para a Semana Santa. O filme ainda não tem previsão de exibição no Brasil.

©2023 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]