Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Billy Crystal e Meg Ryan

“Harry e Sally – Feitos um para o Outro”: a comédia romântica que não envelhece

Meg Ryan e Billy Crystal tiveram liberdade para colaborar no roteiro de "Harry e Sally"
Meg Ryan e Billy Crystal tiveram liberdade para colaborar no roteiro do filme (Foto: Divulgação MGM)

Ouça este conteúdo

Estamos em 2025 e um filme de 1989 ainda ressoa forte no imaginário popular, com clara indicação de que isso nunca mudará, passe o tempo que passar. Harry e Sally – Feitos um para o Outro é, para muitos, a comédia romântica definitiva, o que permite que ela seja citada num comercial de maionese do Superbowl 36 anos após seu lançamento.

No intervalo da mais recente final do campeonato de futebol americano, Billy Crystal e Meg Ryan fizeram uma paródia da cena que eles filmaram na lanchonete Kat’z Delicatessen. No filme, Harry e Sally debatem se um homem é capaz de identificar quando uma mulher finge excitação numa relação sexual. Para provar que não, Sally simula com desenvoltura uma sensação de orgasmo na mesa do restaurante e volta a degustar seu sanduíche tranquilamente. Uma cliente que observava a performance então diz para uma garçonete: “Eu quero o mesmo que ela está comendo”.

Na propaganda do Superbowl, a fala é proferida pela atriz Sydney Sweeney. Mas, no filme, ela é dita pela mãe do diretor Rob Reiner. Isso entrega muito sobre o ambiente amistoso e até familiar no qual Harry e Sally foi concebido. Reiner e o produtor Andrew Scheinman começaram a discutir a ideia de uma comédia romântica sobre a impossibilidade de existir amizade entre um homem e uma mulher com a roteirista Nora Ephron em 1984. Antes da história deslanchar, Reiner filmou Garota Sinal Verde (1985), Conta Comigo (1986) e A Princesa Prometida (1987). Harry e Sally foi um campeão de bilheteria e rendeu prêmios, até mesmo um Grammy para Harry Connick Jr, que canta e toca os standards de jazz da trilha sonora.

Nora se inspirou nela mesma e em causos acontecidos com suas amigas para compor Sally. Já Harry tinha muito do próprio Reiner e do seu amigo produtor. Quando entraram para o elenco, Billy Crystal e Meg Ryan também contribuíram bastante para o texto final. A cena na Kat’z foi concebida por Meg e a frase “Eu quero o mesmo que ela está comendo” saiu da cabeça de Crystal, que surgiu na comédia stand-up e se destacou como integrante do humorístico Saturday Night Live.

Uma carona plantou a semente

Caso alguém que esteja lendo este artigo não conheça a narrativa do filme, ela começa em 1977, quando Sally dá uma carona para Harry de Chicago para Nova York. Os dois haviam concluído seus estudos e estavam prontos para perseguir seus sonhos profissionais em Manhattan. No percurso entre as duas cidades, ficam evidentes as diferenças entre os dois personagens, cada um com seu modo peculiar de enxergar a vida e os relacionamentos amorosos.

A amizade não engata de primeira nem na segunda vez que eles se esbarram em Nova York. Só mais maduros e saindo de longos relacionamentos é que Harry e Sally se entendem e passam a confiar um no outro. O laço afetivo demora para evoluir para algo mais, com ambos receosos de que esse algo mais pudesse minar uma amizade tão verdadeira e construída naturalmente.

O espectador acompanha a relação dos dois num curso de 12 anos, com o filme sendo entrecortado por casais idosos relatando como se conheceram e como se casaram. São histórias reais que Nora Ephron ouviu enquanto escrevia Harry e Sally, mas que na tela são interpretadas por atores profissionais. Pelo tipo de humor e pelo cenário usado, a obra foi muito comparada aos trabalhos de Woody Allen. O ator Albert Brooks chegou a recusar o papel de Harry porque achou o roteiro “Woody Allen demais”. Mas era coisa do destino o personagem ficar com Crystal, que era o melhor amigo do diretor Rob Reiner à época.

Assistir a Harry e Sally – Feitos um para o Outro em 2025 ainda é puro deleite. A possibilidade de uma amizade real entre um homem e uma mulher segue sendo discutida por aí, ainda que com menos ingenuidade do que no final dos anos 1980. Billy Crystal e Meg Ryan estão muito bem em cena e não permitem que os aspectos chatinhos de seus personagens abalem a soma final dos carismas. A tal da química entre eles é inegável. E o clímax na Kat’z Deli continua impagável. Aliás, quem for até lá devorar um sanduíche de pastrami encontrará a indicação da mesa em que mítica cena foi rodada, com um cartaz acima dizendo “When Harry Met Sally... Hope you have what she had! Enjoy!”

  • Harry e Sally – Feitos um para o Outro
  • 1989
  • 91 minutos
  • Indicado para maiores de 14 anos
  • Disponível no Prime Video, Mubi e para locação e compra via Amazon e Apple TV+

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.