
Ouça este conteúdo
Em 2021, imagens de maus-tratos a animais ocorridos dentro do laboratório Vivotecnia, em Madri, tornaram-se públicas, levando ao fechamento do centro por vários meses. Uma investigação está em andamento na Espanha e o caso ainda aguarda julgamento. A responsável por registrar essas imagens foi Carlota Saorsa, nome fictício de uma ativista que se infiltrou no centro por 18 meses e cuja história agora é contada no documentário Infiltrada no Bunker, dirigido por Pablo de la Chica e disponível no Prime Video
De la Chica tem um ponto a seu favor: a protagonista principal da história concordou em dar entrevista para o filme e compartilhar suas gravações com ele. Porém, pode parecer que o interesse por maus-tratos a animais se limita a um público pequeno, ativista e um tanto ideológico, o que não é verdade.
O diretor trabalhou consciente de suas virtudes e debilidades. Conseguiu com Infiltrada no Bunker um produto mais do que confiável, que envolve e convence o público em geral, que explora bem o material animal sem se deter na crueza – embora o espectador seja forçado a desviar o olhar mais de uma vez – e que se concentra nos aspectos que podem chocar qualquer um e não apenas um público antiespecista (que é contra tratar seres de diferentes espécies de forma desigual).
Para proteger a identidade de Carlota Saorsa, a atual testemunha protegida no caso, o documentário recorreu à atriz espanhola Goize Blanco, que retrata fielmente as conversas da ativista com Pablo de la Chica. E, embora esse recurso seja um verdadeiro sucesso na parte das entrevistas, onde Goize Blanco brilha, ele falha nas cenas mais artificiais, como as reconstituições que tentam dar a Infiltrada no Bunker um toque de suspense.
No entanto, o documentário sobrevive a esse pequeno tropeço porque a experiência de Carlota é uma grande história. Embora pudesse ter sido enriquecida com outras declarações que fornecessem mais contexto e matizassem certas posições mais questionáveis, a narrativa consegue fazer até a pessoa mais cética refletir.
© 2025 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.
- Infiltrada no Bunker
- 2025
- 96 minutos
- Indicado para maiores de 14 anos
- Disponível no Prime Video





