• Carregando...
Série argentina "Iosi, o Espião Arrependido" está no Prime Video
Baseada em fatos reais, a série “Iosi, o Espião Arrependido” está no Prime Video| Foto: Prime Video/Divulgação

Quão longe você iria para tentar salvar o seu país? José Alberto Pérez, um policial argentino que se escondeu durante 20 anos dentro de uma comunidade judaica, foi além de qualquer limite concebível, chegando ao ponto de passar por uma circuncisão e aprender hebraico. Esse personagem real (acredite se quiser) é o tema da série Iosi, o Espião Arrependido, que possui duas temporadas no Prime Video.

A produção tem sua narrativa dividida em três épocas da vida de Pérez: 1985, 2002 e 2006. Além de criar um mistério junto ao espectador, que vê as peças se encaixarem aos poucos, essa narrativa espalhada em três momentos ajuda a dar um panorama completo da história.

O agente, que ficou conhecido como Iosi a partir de sua falsa “conversão”, recebeu a missão para se infiltrar por causa de um suposto plano da comunidade judaica para conquistar o território da Patagônia. A preocupação do governo, obviamente, era exagerada, e acabou desencadeou eventos catastróficos.

Com as informações mal apuradas por Iosi, dois atentados aconteceram. O primeiro, contra a embaixada israelense, em 1992, matou 29 pessoas e feriu outras 242. Dois anos depois, a AMIA (Associação Mutual Israelita Argentina), também foi bombardeada, deixando 85 mortos e cerca de 300 feridos.

Esses números são importantes pois fizeram Pérez se arrepender e delatar tudo que passou – tanto que hoje ele vive em um serviço de proteção às testemunhas e ninguém sabe sua identidade. O peso na consciência também foi reforçado pelos diversos eventos que ocorreram durante sua infiltração. O principal deles foi se apaixonar por uma mulher judia e ter de se casar em segredo.

Lula deveria assistir

Iosi é dirigida por Daniel Burman, cineasta que representa o "novo cinema" da Argentina e que carrega no currículo os sucessos O Abraço PartidoO Décimo Homem O Mistério da Felicidade. Toda essa bagagem contribui para o diretor e roteirista dar um bom ritmo para a série, que muitas vezes beira o estilo de um thriller como Os Infiltrados, de Martin Scorsese. Nem tudo na tela é 100% conforme aconteceu de fato, mas as dramatizações são bem-vindas para manter a história interessante ao longo das duas temporadas. É inquestionável a qualidade da série. Tanto que em novembro passado, os trabalhos de Burman e de Gustavo Bassani, que interpreta Pérez, concorreram aos prêmios de Melhor Série de Drama e Melhor Ator no Emmy Internacional.

O seriado é imperdível para quem é fã ou deseja conhecer mais do audiovisual argentino. Ao longo dos 16 episódios, o espectador fica sabendo mais da história do país e, de quebra, acompanha debates sobre religiosidade, caráter e o valor do arrependimento – algo que viria a calhar para um presidente que recentemente também desrespeitou a comunidade judaica e o povo de Israel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]