Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Musical papa-prêmios

Líder de indicações ao Oscar 2025, “Emilia Pérez” chega aos cinemas brasileiros

Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Selena Gomez: o elenco de "Emilia Pérez"
Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Selena Gomez: o elenco principal de "Emilia Pérez" (Foto: Divulgação Paris Filmes)

Ouça este conteúdo

Rita (Zoe Saldaña) é uma advogada que está infeliz no seu trabalho há muitos anos quando recebe uma oferta de um traficante de drogas mexicano (Karla Sofía Gascón) que quer que ela o ajude a mudar de vida. O mais surpreendente é que esta conversão inclui uma mudança de sexo. É com essa história que Emilia Pérez enfim aporta nos cinemas brasileiros, após algumas sessões de pré-estreia nos últimos dias.

Com uma longa carreira, mas curta em número de títulos, Jacques Audiard (Dheepan: O Refúgio, O Profeta, De Tanto Bater, Meu Coração Parou) é um dos mais bem-sucedidos diretores franceses da atualidade. Com Emilia Pérez, ganhou o Prêmio do Júri em Cannes, e chegou ao Oscar 2025 acumulando um total de 13 indicações, batendo de frente com o representante do Brasil (Ainda Estou Aqui) em três delas: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz.

Uma coreografia brilhante no início do longa-metragem define a atmosfera singular da história. A atriz trans espanhola Karla Sofía Gascón, até então bem pouco conhecida, tendo interpretado personagens secundários em títulos menores do cinema de seu país, apresenta uma atuação ousada e convincente ao lado de duas jovens atrizes internacionalmente famosas, Zoe Saldaña e a popstar Selena Gomez, que faz a esposa do traficante. Uma vez apresentada a trama, o conflito que atravessa a jornada dessas três mulheres não é de forma alguma um panfleto ideológico, mas também não é um drama profundo. O roteiro conta com muitos personagens marcados por suas paixões e perversões, e carece de nuances e sensibilidade nas falas.

Desta forma, o que resta é um filme longo, mas bem ritmado, com atuações e planos notáveis. Há também uma variedade musical que impressiona, com canções coescritas pela artista francesa Camille, premiada no último Globo de Ouro, do qual Emilia Pérez saiu com quatro troféus, incluindo o principal da noite. Pena que algumas deficiências dramáticas e psicológicas limitem as enormes possibilidades que uma trama tão alternativa oferecia nas mãos de um cineasta de talento indiscutível.

© 2025 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.

  • Emilia Pérez
  • 2024
  • 132 minutos
  • Indicado para maiores de 16 anos
  • Em cartaz nos cinemas

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.