Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Costeletas enormes

“Menem: El Show del Presidente” opta pela sátira para retratar líder argentino

O presidente Carlos Menem foi o mais longevo da história da Argentina
O presidente argentino Carlos Menem foi o mais longevo da história do país (Foto: Divulgação Prime Video)

Ouça este conteúdo

Carlos Saúl Menem é o presidente que mais tempo ocupou o poder na Argentina, tanto de forma contínua quanto democrática. Ele o fez durante um período particularmente turbulento (de 1989 a 1999), quando as feridas da ditadura anterior ainda estavam abertas. Por meio de uma narrativa que combina elementos biográficos, drama político e uma recriação histórica cuidadosamente elaborada da década de 1990, a série ficcional do Prime Video Menem: El Show del Presidente oferece um retrato complexo da ascensão do líder de La Rioja ao poder, enquadrado em um país em transição para a democracia, ferido pelo populismo e pela cultura do espetáculo, sempre à sombra de um peronismo que parecia endêmico.

Os roteiristas e diretores da obra são especialistas em comédia e suspense, o que explica o tom geral, marcado pela sátira e pelo dinamismo narrativo. Menem não busca precisão histórica e, portanto, permite-se liberdades consideráveis. A história funciona, por vezes, como uma aula magna – embora bastante cínica – de comunicação política, e também reconstrói inúmeros marcos de seu mandato, como o ataque terrorista à sede da AMIA (Associação Mutual Israelita Argentina) ou a morte do filho do presidente.

Apesar do seu inegável interesse histórico e político, o principal atrativo de Menem está na sua abordagem formal, com elementos de mockumentary e quebra da quarta parede, e no uso do humor para retratar um personagem quase caricato, quase paródico, com suas costeletas até as bochechas. Justamente porque a força da série está em retratar a personalidade do presidente, explorando suas diferentes facetas com profundidade e, ao mesmo tempo, com humor, é surpreendente que nos episódios finais as obsessões esotéricas do personagem ganhem peso desproporcional, quase monopolizando o foco e causando uma mudança abrupta de tom – do cômico para o sombrio.

Mas dá para perdoar quase tudo em Menem, graças a um elenco de primeira linha, liderado por Leonardo Sbaraglia (O Homem que Amava Discos Voadores, Relatos Selvagens) e Juan Minujín (Dois Papas, Matrimilhas), que interpreta o personagem fictício Olegario Salas, fotógrafo do presidente e narrador da história. Por fim, a seleção de músicas dos anos 90 é excelente, a ponto de se tornar mais um protagonista da série por si só.

© 2025 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.

  • Menem: El Show del Presidente
  • 2025
  • 6 episódios
  • Indicado para maiores de 16 anos
  • Disponível no Prime Video

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.